As principais causas de acidentes com motociclistas.

magnetron
magnetron
16 jun 2015

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares) publicou um estudo para chegar até a raiz do problema: Afinal, o que causa tantos acidentes com motociclistas? Foram coletados, durante cerca de três meses, dados de 326 vítimas, e as conclusões foram bem expressivas.

 

A gritante maioria das vítimas são homens, na casa dos 29 anos que usam as motocicletas como meio de transporte. Aparentemente quem usa as duas rodas como instrumento de trabalho está consideravelmente mais ausente dessas estatísticas.

 

Entretanto, o que mais impressiona são as estatísticas sobre o uso de motocicletas sem a posse de habilitação, pois 57 vítimas dentre as pesquisadas não eram habilitadas. Quando o assunto é lesões, internações e óbitos, este grupo sofre com 67% de lesões graves. O estudo relaciona essas lesões e fraturas, não apenas à inexperiência do motociclista, mas também ao baixo índice de uso de vestuário adequado (jaqueta, botas e capacete).

 

Álcool e pilotagem: combinação que pode ser fatal.

 

Outro dado interessante mostra sobre o uso de drogas e álcool. O número é, no mínimo, preocupante, já que 21,5% dos pesquisados estavam sob efeito de substâncias psicoativas – 7% denotaram alcoolemia positiva, e 14% sob efeito de drogas ilícitas. 3,6% passaram mais de três vezes o limite de alcoólico de 0,6g/l de sangue.

 

O principal acidente, acusado pelo estudo, é a colisão lateral contra carros. A culpabilidade é neutra, mas o índice de imprudência é alto dos dois lados: Tanto de motociclistas como de motoristas.

 

Maioria dos acidentes é colisão lateral.

 

O estudo completo você vê em: http://goo.gl/CvDZ9e

 

Nós, aqui da Magnetron, incentivamos o uso de equipamentos de segurança, e fortemente desencorajamos a ingestão de bebidas alcoólicas ou outras substâncias antes de pilotar. Lembre-se que motocicleta não possui lataria, portanto a fatalidade dos acidentes é maior e eles podem causar lesões muito mais sérias. Segurança tem que vir sempre em primeiro lugar!

Por hoje é só. Mag-Abraços e até a próxima!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação