Destinos para ir de moto: Praias de Santa Catarina – Parte III – Florianópolis e Palhoça

magnetron
magnetron
26 jun 2013

Você já viu as primeiras matérias do especial Praias de Santa Catarina? Se ainda não viu, confira aqui informações sobre São Francisco do Sul, Penha e Piçarras e aqui informações de Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.

Dando continuidade ao nosso especial, é hora de falar de Florianópolis e Palhoça.

Florianópolis

A cidade é um centro turístico internacional, que une conforto e luxo com muita natureza e lindas praias. Um de seus principais cartões postais é a Ponte Hercílio Luz, um monumento elevado de valor histórico e paisagístico que liga o continente à ilha de Florianópolis. A ponte tem 821 metros de extensão e torres metálicas que medem 74 metros de altura. A obra é considerada a única ponte pênsil do mundo. Na estrutura ainda tem um mirante que proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade.

Ao chegar em Florianópolis, visite o Portal Turístico. O local é o ponto inicial de recepção ao turista. Este foi o primeiro edifício construído pelo poder público estadual. A obra foi feita no período de transição do Império para a República e tinha por objetivo recepcionar o imigrante que se dirigia à Capital. Hoje o Portal Turístico orienta todo turista sobre hospedagem, gastronomia, compras e passeios turísticos.

Outro local que deve fazer parte de seu roteiro é o Mercado Público Municipal. Este prédio foi construído em frente à Alfândega e teve sua obra iniciada em 1898. Atualmente o Mercado Municipal possui 140 boxes onde você encontrará roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime. O prédio possui em seu vão central diversos bares que se tornaram um ponto de encontro tanto para nativos quanto para turistas. A dica é visitar o Box 32 que, segundo os habitantes, possui o melhor chopp de Florianópolis.

Situado no centro da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa de Florianópolis. Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido da cidade. A vista do Mirante Manoel de Menezes, localizado no alto do Morro da Lagoa é uma boa forma de você iniciar seu passeio nessa região. Daqui e possível ver a Lagoa da Conceição, A Avenida das Rendeiras, as Duncas, o Mar da Joaquina e da Praia do Mole. Devido às águas quentes e calmas, o local é ideal para quem quer fazer passeios de caiaques e pedalinhos e praticar esportes como windsurf, vela, kite surf e jetski. A noite, a Lagoa também merece destaque, pois na região há uma grande quantidade de barzinhos e restaurantes.

Ao visitar Florianópolis, não deixe de conhecer as Dunas, a Costa da Lagoa, a Lagoa do Peri, a Ilha do Campeche, o Morro da Cruz, o Ribeirão da Ilha, o Pântano do Sul a Barra da Lagoa, o Sambaqui e as Fortalezas de Cruz de Anhatomirim, de São José da Ponta Grossa, de Santo Antônio de Ratones, de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba e a Fortaleza de Marechal Moura de Naufragados.

Florianópolis também possui dezenas de praias. As mais famosas são a Praia da Joaquina, mundialmente conhecida por ter excelentes opções de surfe; a Praia Mole, tradicional point da juventude e uma das praias mais lindas de Santa Catarina; a Praia da Barra da Lagona, um importante núcleo pesqueiro da Ilha; a Praia dos Ingleses, um balneário de mar aberto com águas azuis e média ondulação; a Praia Brava, a Praia de Canasvieiras que é o local que mais atrai turistas na ilha e a Praia de Jurerê que possui o Iate Clube e diversas lanchas e veleiros que deixam o mar mais colorido.

Palhoça

Em Palhoça está uma das praias mais famosas e badaladas do litoral catarinense a Guarda do Embaú. Esta praia é uma pequena vila de pescadores que foi descoberta por surfistas nos anos 70. O local possui pouca infra-estrutura, porém oferece uma grande quantidade casas para alugar. Gente bonita é o que não falta por aqui. A paquera rola solta dia e noite e nos poucos barzinhos que ficam abertos até o amanhecer. A Guarda do Embaú é considera uma das 10 mais belas praias do Brasil e um dos melhores lugares do mundo pra a prática de surf.

Ao visitar a Guarda do Embaú, não deixe de subir a Pedra do Urubu. O caminho é percorrido através da trilha que fica às margens do Rio da Madre, no canto norte do Morro. O passeio é permite uma visão espetacular da região.

Ao visitar Palhoça, não deixe de conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e os Sítios Arqueológicos. Outro ponto turístico importante da cidade são as diversas ilhas próximas ao município, sendo as mais conhecidas a Ilha do Papagaio e a Ilha Três Irmãs.

Outras praias de Palhoça que merecem destaque são a Ponta do Papagaio, nome que, segundo os moradores mais antigos, deve-se ao fato do local ser um antigo viveiro natural de pássaros; a Praia do Sonho que é ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza; a Enseada do Brito, um local repleto de barcos de pescadores e casa centenárias; a Praia de Fora e a Praia do Cedro.

Gostou do nosso roteiro? Aguarde nossas próximas postagens para saber outras cidades magníficas do litoral catarinense.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação