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nov
21
2013

Dois testes práticos para descobrir como anda o regulador retificador da sua moto.

O regulador retificador é uma peça muito importante do motor. Sua função é recarregar a bateria e, em alguns modelos, também tem a função de estabilizar a tensão AC do farol. Antes de substituir essa peça, é preciso saber qual a causa da sua queima. Isso evita que a peça nova não acabe queimada acidentalmente. O primeiro teste a ser feito é do estator. Para testar um estator, é preciso saber qual a sua configuração. Podem ser três: monofásico, bifásico ou trifásico. Para testá-lo, tenha em mãos uma lâmpada 12V/35W e um multímetro automotivo. Regulador retificador Magnetron O procedimento é simples: desligue o conector AC do regulador retificador e ligue a lâmpada conforme a sua configuração. Meça a tensão em marcha lenta e, com o multímetro em paralelo à lâmpada, a tensão deverá ser próxima dos 13Vca. Após este procedimento, desligue o fio amarelo e ligue-o junto ao fio branco. O valor medido deve ser maior que o anterior, próximo a 14Vca. Nos casos de estatores com sistema bifásico ou trifásico, basta ligar a lâmpada de carga entre as fases. Dica importante: não acelere a moto durante o processo para não queimar a lâmpada. Se estiver tudo em ordem, refaça a conexão do regulador retificador com o auxílio do multímetro na função tensão DC. Por último, é preciso medir a tensão da bateria que deverá estar próxima a 12,8Vcc. Outro teste importante a ser realizado é o teste de carga. Ligue a moto. A tensão da bateria, em marcha lenta, deve ser de, no mínimo, 13Vcc. E, em aceleração, não pode ultrapassar os 14,95Vcc. Assim você terá a certeza de que o retificador da sua moto está funcionando perfeitamente. Quando precisar de um regulador retificador novo, lembre sempre: peça pra moto é Magnetron.

FONTE: Departamento de Engenharia Mecânica – Magnetron

  • http://valmirmax@outlook.com valmir dos santos

    o alternador não esta fornecendo a corrente suficiente do conector o que pode ser?

    • Magnetron

      Olá Valmir, quanto a dúvida, fica um pouco complicado dar alguma dica com poucos dado. Para um melhor diagnóstico teria que informar mais algum dado, como por exemplo a tensão CA do alternador e o tipo de configuração do mesmo.

  • manoel do n gomes

    se estiver chegando votagem ac no outro lado do retificador nao tem corente dc o que pode ser

    • Magnetron

      Olá Manoel, para fazer teste do regulador retificador, temos que ter em mãos um multímetro automotivo, para saber se o regulador está ok, basta medir a tensão AC de entrada e medir a tensão DC da saída, conferindo seu valor específico.

  • Paylo Pinheiro

    Olá.
    Substituí regulador/retificador e o estator da minha Honda XR 250 Tornado por estarem danoficados.
    Ainda no período da garantia a moto parou de carregar a bateria deixando ela descarregar. Fui até a oficina e constatou-se que era defeito no regulador/retificador. Substituiram e voltou a funcionar a contento.
    Alguns dias depois o mesmo problema volta a aparecer, e foi feita outra substituição. E hoje minha moto está novamente com o mesmo problema.
    Fazem os testes do estator e verificam que está normal.
    O que pode estar ocasionando a queima dos retificadores?

    Agradeço desde já a atenção da equipe Magnetron.

    • Paulo Pinheiro

      Resolvi procurar o defeito e encontrei. O conector 5p do regulador/retificador estava com a entrada do pino do positivo da bateria derretido, fazendo com que ocorresse o mau contato.
      Problema resolvido.

  • Marco Tello

    Olá. Tenho uma CBR 900RR e na lenta com o multímetro em 20v ela fica em torno de 11,6v. Quando subo o giro para uns 5000rpm este valor sobe para 13,3. Está normal? É que coloquei uma bateria nova Yuasa de 9ah e funcionou beleza só que no dia seguinte as luzes do painel nem acenderam. Dei uma carga lenta na bateria (7hs carregando e não passava de 11,7v) e reinstalei na moto, dei partida e pegou beleza. Deixei a moto ligada enquanto fazia os testes acima e desliguei. Após 10 minutos fui dar partida e a bateria não tinha mais carga para girar o motor.

  • bidala

    Olá.vocês fabricam ou recuperam o regulador da hd softail heritage?

    • Magnetron

      Olá Bidala, não trabalhamos com Harley Davidson. Obrigado!

  • Alessandre Almeida

    Bom dia, tenho uma comet que está usando um retificador magnetron, no sábado ela deu um pico de 16 volts e queimou o contagiros a mais ou menos 9000 rpm, ai estava me preparando para comprar outra peça, mas fiz os testes ontem e mesmo com a moto quase cortando o giro a voltagem não passou mais de 14,5v…. Ai fica a dúvida, trocar ou não o retificador nesse caso? O que pode ter acontecido? Quais os testes eu posso fazer pra saber se a peça realmente está boa ainda para uso?

    • Magnetron

      Olá Eduardo, tudo bem? Após análise do seu caso, se a motocicleta com o giro elevado “quase cortando o giro” apresentava uma voltagem de 14,5 V, não é necessário a substituição do Regulador / Retificador, ou seja, a voltagem está dentro dos padrões (conforme o Manual de Serviços Kasinski Comet 250cc). No caso da queima do seu conta-giros, há possibilidade de haver um curto na fiação de sua motocicleta, sendo assim aconselhamos o Sr. a levar a motocicleta em um mecânico qualificado mais próximo, afim de resolver o problema e de se evitar gastos desnecessários. Obrigado e conte sempre conosco!

  • http://magnetron Eduardo

    Ola me chamo Eduardo, tenho uma nxr 150 bros 2008(estator de oito bobinas) de uns dias para ca observei que o farol esta bem fraco. Então fiz as seguintes medições com o multímetro na escala de 20 acv, (com o cabo do regulador desligado do estator, apenas medindo a tensão no estator) e com o motor na marcha lenta obtive o seguinte resultado: DDP entre o fio branco (fio destinado à retificação para carga da bateria) e o fio verde (fio que é aterrado nos chassis da moto originalmente pelo próprio estator) é de 16.6 v e a DDP entre o fio amarelo (fio que é usado na função regulador para alimentar o farol) é de 13.2v e a diferença de potencial entre o fio branco e o fio amarelo é de apenas 3.4 v .porem com o cabo do regulador ligado e aceleração lenta do motor a carga da bateria fica em 13.30v (escala dc). Ja o farol ligado no fio amarelo e regulado pelo regulador não passa de 8v(inclusive subindo o giro total do motor) sendo que em aberto ela é de 13.2,(inclusive quando desconecto somente o fio amarelo do regulador a tensão não sobe acima de 8v , levando a pensar que não é o regulador que esta danificado) minha duvida será que esta havendo fuga de corrente no estator pois a instalação da moto é original de fabrica e não tem emendas ou conexões oxidadas.

  • leoclides silva

    tenho uma fazer 250 2005 qual retificador usar
    comprei um que diz ys 250 megatron mas nao esta retificando na aceleraçao da 16 volts na lenta da 14,70
    o q pode estar acontecendo

    • Ivan

      Olá Leoclides!
      Rapaz estou com o mesmo problema na oficina com uma Fazer 250 2005 já testei 3 regulador e retificador porem original e magnetron e a moto esta carregando 16volts esta cheirando até queimado, instalei um instator de uma moto normal e deu a mesma medida 16volts acelerando a 6.000rpm e ela não dá cod de falhas.
      Se tiver uma solução me avise pois e seu eu souber de alguma solução te aviso.

  • Rodrigo santos

    Alguem sabe mim dizer qual o retificador usar caso estar passando a tenção de 14,8 para mas de 15,0….o que fazer nesse caso e qual retificador usar pra corta a tenção…nesse caso estar sobre aquecendo minha bateria e descarregando…

    • Magnetron

      Oi Rodrigo, qual o ano e modelo da moto?