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nov
21
2013

Dois testes práticos para descobrir como anda o regulador retificador da sua moto.

O regulador retificador é uma peça muito importante do motor. Sua função é recarregar a bateria e, em alguns modelos, também tem a função de estabilizar a tensão AC do farol. Antes de substituir essa peça, é preciso saber qual a causa da sua queima. Isso evita que a peça nova não acabe queimada acidentalmente. O primeiro teste a ser feito é do estator. Para testar um estator, é preciso saber qual a sua configuração. Podem ser três: monofásico, bifásico ou trifásico. Para testá-lo, tenha em mãos uma lâmpada 12V/35W e um multímetro automotivo. Regulador retificador Magnetron O procedimento é simples: desligue o conector AC do regulador retificador e ligue a lâmpada conforme a sua configuração. Meça a tensão em marcha lenta e, com o multímetro em paralelo à lâmpada, a tensão deverá ser próxima dos 13Vca. Após este procedimento, desligue o fio amarelo e ligue-o junto ao fio branco. O valor medido deve ser maior que o anterior, próximo a 14Vca. Nos casos de estatores com sistema bifásico ou trifásico, basta ligar a lâmpada de carga entre as fases. Dica importante: não acelere a moto durante o processo para não queimar a lâmpada. Se estiver tudo em ordem, refaça a conexão do regulador retificador com o auxílio do multímetro na função tensão DC. Por último, é preciso medir a tensão da bateria que deverá estar próxima a 12,8Vcc. Outro teste importante a ser realizado é o teste de carga. Ligue a moto. A tensão da bateria, em marcha lenta, deve ser de, no mínimo, 13Vcc. E, em aceleração, não pode ultrapassar os 14,95Vcc. Assim você terá a certeza de que o retificador da sua moto está funcionando perfeitamente. Quando precisar de um regulador retificador novo, lembre sempre: peça pra moto é Magnetron.

FONTE: Departamento de Engenharia Mecânica – Magnetron

  • http://valmirmax@outlook.com valmir dos santos

    o alternador não esta fornecendo a corrente suficiente do conector o que pode ser?

    • Magnetron

      Olá Valmir, quanto a dúvida, fica um pouco complicado dar alguma dica com poucos dado. Para um melhor diagnóstico teria que informar mais algum dado, como por exemplo a tensão CA do alternador e o tipo de configuração do mesmo.

  • manoel do n gomes

    se estiver chegando votagem ac no outro lado do retificador nao tem corente dc o que pode ser

    • Magnetron

      Olá Manoel, para fazer teste do regulador retificador, temos que ter em mãos um multímetro automotivo, para saber se o regulador está ok, basta medir a tensão AC de entrada e medir a tensão DC da saída, conferindo seu valor específico.

  • Paylo Pinheiro

    Olá.
    Substituí regulador/retificador e o estator da minha Honda XR 250 Tornado por estarem danoficados.
    Ainda no período da garantia a moto parou de carregar a bateria deixando ela descarregar. Fui até a oficina e constatou-se que era defeito no regulador/retificador. Substituiram e voltou a funcionar a contento.
    Alguns dias depois o mesmo problema volta a aparecer, e foi feita outra substituição. E hoje minha moto está novamente com o mesmo problema.
    Fazem os testes do estator e verificam que está normal.
    O que pode estar ocasionando a queima dos retificadores?

    Agradeço desde já a atenção da equipe Magnetron.

    • Paulo Pinheiro

      Resolvi procurar o defeito e encontrei. O conector 5p do regulador/retificador estava com a entrada do pino do positivo da bateria derretido, fazendo com que ocorresse o mau contato.
      Problema resolvido.

  • Marco Tello

    Olá. Tenho uma CBR 900RR e na lenta com o multímetro em 20v ela fica em torno de 11,6v. Quando subo o giro para uns 5000rpm este valor sobe para 13,3. Está normal? É que coloquei uma bateria nova Yuasa de 9ah e funcionou beleza só que no dia seguinte as luzes do painel nem acenderam. Dei uma carga lenta na bateria (7hs carregando e não passava de 11,7v) e reinstalei na moto, dei partida e pegou beleza. Deixei a moto ligada enquanto fazia os testes acima e desliguei. Após 10 minutos fui dar partida e a bateria não tinha mais carga para girar o motor.

  • bidala

    Olá.vocês fabricam ou recuperam o regulador da hd softail heritage?

    • Magnetron

      Olá Bidala, não trabalhamos com Harley Davidson. Obrigado!

  • Alessandre Almeida

    Bom dia, tenho uma comet que está usando um retificador magnetron, no sábado ela deu um pico de 16 volts e queimou o contagiros a mais ou menos 9000 rpm, ai estava me preparando para comprar outra peça, mas fiz os testes ontem e mesmo com a moto quase cortando o giro a voltagem não passou mais de 14,5v…. Ai fica a dúvida, trocar ou não o retificador nesse caso? O que pode ter acontecido? Quais os testes eu posso fazer pra saber se a peça realmente está boa ainda para uso?

    • Magnetron

      Olá Eduardo, tudo bem? Após análise do seu caso, se a motocicleta com o giro elevado “quase cortando o giro” apresentava uma voltagem de 14,5 V, não é necessário a substituição do Regulador / Retificador, ou seja, a voltagem está dentro dos padrões (conforme o Manual de Serviços Kasinski Comet 250cc). No caso da queima do seu conta-giros, há possibilidade de haver um curto na fiação de sua motocicleta, sendo assim aconselhamos o Sr. a levar a motocicleta em um mecânico qualificado mais próximo, afim de resolver o problema e de se evitar gastos desnecessários. Obrigado e conte sempre conosco!

  • http://magnetron Eduardo

    Ola me chamo Eduardo, tenho uma nxr 150 bros 2008(estator de oito bobinas) de uns dias para ca observei que o farol esta bem fraco. Então fiz as seguintes medições com o multímetro na escala de 20 acv, (com o cabo do regulador desligado do estator, apenas medindo a tensão no estator) e com o motor na marcha lenta obtive o seguinte resultado: DDP entre o fio branco (fio destinado à retificação para carga da bateria) e o fio verde (fio que é aterrado nos chassis da moto originalmente pelo próprio estator) é de 16.6 v e a DDP entre o fio amarelo (fio que é usado na função regulador para alimentar o farol) é de 13.2v e a diferença de potencial entre o fio branco e o fio amarelo é de apenas 3.4 v .porem com o cabo do regulador ligado e aceleração lenta do motor a carga da bateria fica em 13.30v (escala dc). Ja o farol ligado no fio amarelo e regulado pelo regulador não passa de 8v(inclusive subindo o giro total do motor) sendo que em aberto ela é de 13.2,(inclusive quando desconecto somente o fio amarelo do regulador a tensão não sobe acima de 8v , levando a pensar que não é o regulador que esta danificado) minha duvida será que esta havendo fuga de corrente no estator pois a instalação da moto é original de fabrica e não tem emendas ou conexões oxidadas.

  • leoclides silva

    tenho uma fazer 250 2005 qual retificador usar
    comprei um que diz ys 250 megatron mas nao esta retificando na aceleraçao da 16 volts na lenta da 14,70
    o q pode estar acontecendo

    • Ivan

      Olá Leoclides!
      Rapaz estou com o mesmo problema na oficina com uma Fazer 250 2005 já testei 3 regulador e retificador porem original e magnetron e a moto esta carregando 16volts esta cheirando até queimado, instalei um instator de uma moto normal e deu a mesma medida 16volts acelerando a 6.000rpm e ela não dá cod de falhas.
      Se tiver uma solução me avise pois e seu eu souber de alguma solução te aviso.

  • Rodrigo santos

    Alguem sabe mim dizer qual o retificador usar caso estar passando a tenção de 14,8 para mas de 15,0….o que fazer nesse caso e qual retificador usar pra corta a tenção…nesse caso estar sobre aquecendo minha bateria e descarregando…

    • Magnetron

      Oi Rodrigo, qual o ano e modelo da moto?

  • marcelo

    Boas tenho uma comet 250 gtr e esta com problema de retificador ou bateria pois troquei a bateria troquei o retificador meu mecanico aconselhou a colocar o de falcon coloquei e mandei dar uma carga lenta a prinsipio ficou otimo agora de uns dois meses praca ontem fui trocar o oleo da moto quando sai do mecanico normal parei pra abastecer quando fui ligar nao tinha nada de bat

  • deocimar

    minha xr 250 quando começo anda nela a bateria começa a descarrega quando paro ella começa carregar um poukinho devagar mais ainda fica fraca

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá, Deocimar. Recomendamos que você procure um mecânico de sua confiança.

  • Celio

    Boa tarde, estou precisando de um retificador pra crf 250x da Honda ano 2005.ou o dela ou equivalente.

    Celio

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Boa tarde, Celio. Infelizmente não possuímos retificador para esse modelo da Honda.

  • Junior

    Ola, a cbx 200 strada qual é o limite mínimo e máximo d energia, gostaria de saber se o meu retificador esta bom.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Junior, tudo bem? A voltagem a ser regulada na
      cbx 200 Strada é de no mínimo 13,5V e máxima de 14,5V a 5.000RPM. ;)

  • rodolfo

    Boas, minha motorhispania Fúria, está a queimar constantemente as lampadas, quando acelero fundo, nao sei o que se passa na moto, alguem pode ajudar?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Rodolfo, tudo certo? A queima constante de
      lâmpadas pode ser um problema com o seu Regulador / Retificador. Verifique a
      tensão que está chegando na bateria da motocicleta.

  • IGOR DARIO

    AMIGO LEVEI MINHA MOTO HOJE NA CARSYSTEM PRA REVISAO E ELES ME FARAM Q MINHA BATERIA ESTA FRACA , MAS MINHA MOTO PEGA NORMAL NA PARTIDA .
    E TBM MANDARAM EU LEVAR ELA NUM MECANICO PQ DISSERAM Q NAO ESTA CARREGANDO DIREITO , A MINHA FAZER 250 E 12/13 .

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Igor, tudo bem? :) Verifique a tensão da mesma. Deve ser de 12,8V com a motocicleta desligada e não pode cair de 9V durante a
      partida.

  • RAUL

    ADIANTOU MUITO

  • roberto

    Bom dia ,comprei uma Tornado sem a bateria coloquei uma nova e nem chegou a funcionar fiz chupeta funcionou e deixei a moto ligada por mais de 30 minutos ,desliguei e de partida n funcionou ,levei e troquei na loja ,coloquei na moto ficou boa andei com ela um dia inteiro na trilha sem dar problemas ,deixei encostada quinze dias dei partida algumas vezes normal ,ai fui pegar ela no domingo para andar estava sem partida ,troquei o retificador coloquei um da Magnetron o retificador começou a esquentar e moto falha o que pode ser ?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Roberto, tudo bem? Verifique as conexões do
      sistema de carga e ignição, verifique também as condições do estator (se o
      mesmo não está em curto), e se não há fuga de corrente no sistema :)

  • Douglas

    Pessoal minha muito de trilha é importada 2T,, quebrou o regulador do farol numa batida. Comprei um da Honda 150 com 4pinos e conector verde. Quando ligo ele no fio do estator monofasico a lâmpada apaga e da um alto consumo de corrente, sai uma fagulha no momento da conexão. Estou com duvida se liguei certo este regulador. Aguardo retorno

    • Douglas

      Por favor o esquema de ligação.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, acreditamos que essa ligação está errada sim, e não aconselhamos a adaptação de outro Regulador / retificador que não seja o original da motocicleta, visto que cada Regulador / Retificador possui sua particularidade.

  • alex

    ola tudo bem alguem pode ne esplicar uma duvida eu troquei o meu retificador da minha moto mas ouve um pequeno descuido e perdi a sequencia dos fios do estator pois todos tem a mesma cor eu coloquei mas nao tenho certesa se esta estalado corretamente, fas alguma diferença eles estarem trocados minha moto e uma gtr comet valeu brigado

  • Jonas

    tenho um titan 2014 e quando viro a chave de ignição o fuzivel do relê de partida queima. o que pode ser?