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nov
21
2013

Dois testes práticos para descobrir como anda o regulador retificador da sua moto.

O regulador retificador é uma peça muito importante do motor. Sua função é recarregar a bateria e, em alguns modelos, também tem a função de estabilizar a tensão AC do farol. Antes de substituir essa peça, é preciso saber qual a causa da sua queima. Isso evita que a peça nova não acabe queimada acidentalmente. O primeiro teste a ser feito é do estator. Para testar um estator, é preciso saber qual a sua configuração. Podem ser três: monofásico, bifásico ou trifásico. Para testá-lo, tenha em mãos uma lâmpada 12V/35W e um multímetro automotivo. Regulador retificador Magnetron O procedimento é simples: desligue o conector AC do regulador retificador e ligue a lâmpada conforme a sua configuração. Meça a tensão em marcha lenta e, com o multímetro em paralelo à lâmpada, a tensão deverá ser próxima dos 13Vca. Após este procedimento, desligue o fio amarelo e ligue-o junto ao fio branco. O valor medido deve ser maior que o anterior, próximo a 14Vca. Nos casos de estatores com sistema bifásico ou trifásico, basta ligar a lâmpada de carga entre as fases. Dica importante: não acelere a moto durante o processo para não queimar a lâmpada. Se estiver tudo em ordem, refaça a conexão do regulador retificador com o auxílio do multímetro na função tensão DC. Por último, é preciso medir a tensão da bateria que deverá estar próxima a 12,8Vcc. Outro teste importante a ser realizado é o teste de carga. Ligue a moto. A tensão da bateria, em marcha lenta, deve ser de, no mínimo, 13Vcc. E, em aceleração, não pode ultrapassar os 14,95Vcc. Assim você terá a certeza de que o retificador da sua moto está funcionando perfeitamente. Quando precisar de um regulador retificador novo, lembre sempre: peça pra moto é Magnetron.

FONTE: Departamento de Engenharia Mecânica – Magnetron

  • http://valmirmax@outlook.com valmir dos santos

    o alternador não esta fornecendo a corrente suficiente do conector o que pode ser?

    • Magnetron

      Olá Valmir, quanto a dúvida, fica um pouco complicado dar alguma dica com poucos dado. Para um melhor diagnóstico teria que informar mais algum dado, como por exemplo a tensão CA do alternador e o tipo de configuração do mesmo.

  • manoel do n gomes

    se estiver chegando votagem ac no outro lado do retificador nao tem corente dc o que pode ser

    • Magnetron

      Olá Manoel, para fazer teste do regulador retificador, temos que ter em mãos um multímetro automotivo, para saber se o regulador está ok, basta medir a tensão AC de entrada e medir a tensão DC da saída, conferindo seu valor específico.

  • Paylo Pinheiro

    Olá.
    Substituí regulador/retificador e o estator da minha Honda XR 250 Tornado por estarem danoficados.
    Ainda no período da garantia a moto parou de carregar a bateria deixando ela descarregar. Fui até a oficina e constatou-se que era defeito no regulador/retificador. Substituiram e voltou a funcionar a contento.
    Alguns dias depois o mesmo problema volta a aparecer, e foi feita outra substituição. E hoje minha moto está novamente com o mesmo problema.
    Fazem os testes do estator e verificam que está normal.
    O que pode estar ocasionando a queima dos retificadores?

    Agradeço desde já a atenção da equipe Magnetron.

    • Paulo Pinheiro

      Resolvi procurar o defeito e encontrei. O conector 5p do regulador/retificador estava com a entrada do pino do positivo da bateria derretido, fazendo com que ocorresse o mau contato.
      Problema resolvido.

  • Marco Tello

    Olá. Tenho uma CBR 900RR e na lenta com o multímetro em 20v ela fica em torno de 11,6v. Quando subo o giro para uns 5000rpm este valor sobe para 13,3. Está normal? É que coloquei uma bateria nova Yuasa de 9ah e funcionou beleza só que no dia seguinte as luzes do painel nem acenderam. Dei uma carga lenta na bateria (7hs carregando e não passava de 11,7v) e reinstalei na moto, dei partida e pegou beleza. Deixei a moto ligada enquanto fazia os testes acima e desliguei. Após 10 minutos fui dar partida e a bateria não tinha mais carga para girar o motor.

  • bidala

    Olá.vocês fabricam ou recuperam o regulador da hd softail heritage?

    • Magnetron

      Olá Bidala, não trabalhamos com Harley Davidson. Obrigado!

  • Alessandre Almeida

    Bom dia, tenho uma comet que está usando um retificador magnetron, no sábado ela deu um pico de 16 volts e queimou o contagiros a mais ou menos 9000 rpm, ai estava me preparando para comprar outra peça, mas fiz os testes ontem e mesmo com a moto quase cortando o giro a voltagem não passou mais de 14,5v…. Ai fica a dúvida, trocar ou não o retificador nesse caso? O que pode ter acontecido? Quais os testes eu posso fazer pra saber se a peça realmente está boa ainda para uso?

    • Magnetron

      Olá Eduardo, tudo bem? Após análise do seu caso, se a motocicleta com o giro elevado “quase cortando o giro” apresentava uma voltagem de 14,5 V, não é necessário a substituição do Regulador / Retificador, ou seja, a voltagem está dentro dos padrões (conforme o Manual de Serviços Kasinski Comet 250cc). No caso da queima do seu conta-giros, há possibilidade de haver um curto na fiação de sua motocicleta, sendo assim aconselhamos o Sr. a levar a motocicleta em um mecânico qualificado mais próximo, afim de resolver o problema e de se evitar gastos desnecessários. Obrigado e conte sempre conosco!

  • http://magnetron Eduardo

    Ola me chamo Eduardo, tenho uma nxr 150 bros 2008(estator de oito bobinas) de uns dias para ca observei que o farol esta bem fraco. Então fiz as seguintes medições com o multímetro na escala de 20 acv, (com o cabo do regulador desligado do estator, apenas medindo a tensão no estator) e com o motor na marcha lenta obtive o seguinte resultado: DDP entre o fio branco (fio destinado à retificação para carga da bateria) e o fio verde (fio que é aterrado nos chassis da moto originalmente pelo próprio estator) é de 16.6 v e a DDP entre o fio amarelo (fio que é usado na função regulador para alimentar o farol) é de 13.2v e a diferença de potencial entre o fio branco e o fio amarelo é de apenas 3.4 v .porem com o cabo do regulador ligado e aceleração lenta do motor a carga da bateria fica em 13.30v (escala dc). Ja o farol ligado no fio amarelo e regulado pelo regulador não passa de 8v(inclusive subindo o giro total do motor) sendo que em aberto ela é de 13.2,(inclusive quando desconecto somente o fio amarelo do regulador a tensão não sobe acima de 8v , levando a pensar que não é o regulador que esta danificado) minha duvida será que esta havendo fuga de corrente no estator pois a instalação da moto é original de fabrica e não tem emendas ou conexões oxidadas.

  • leoclides silva

    tenho uma fazer 250 2005 qual retificador usar
    comprei um que diz ys 250 megatron mas nao esta retificando na aceleraçao da 16 volts na lenta da 14,70
    o q pode estar acontecendo

    • Ivan

      Olá Leoclides!
      Rapaz estou com o mesmo problema na oficina com uma Fazer 250 2005 já testei 3 regulador e retificador porem original e magnetron e a moto esta carregando 16volts esta cheirando até queimado, instalei um instator de uma moto normal e deu a mesma medida 16volts acelerando a 6.000rpm e ela não dá cod de falhas.
      Se tiver uma solução me avise pois e seu eu souber de alguma solução te aviso.

  • Rodrigo santos

    Alguem sabe mim dizer qual o retificador usar caso estar passando a tenção de 14,8 para mas de 15,0….o que fazer nesse caso e qual retificador usar pra corta a tenção…nesse caso estar sobre aquecendo minha bateria e descarregando…

    • Magnetron

      Oi Rodrigo, qual o ano e modelo da moto?

  • marcelo

    Boas tenho uma comet 250 gtr e esta com problema de retificador ou bateria pois troquei a bateria troquei o retificador meu mecanico aconselhou a colocar o de falcon coloquei e mandei dar uma carga lenta a prinsipio ficou otimo agora de uns dois meses praca ontem fui trocar o oleo da moto quando sai do mecanico normal parei pra abastecer quando fui ligar nao tinha nada de bat

  • deocimar

    minha xr 250 quando começo anda nela a bateria começa a descarrega quando paro ella começa carregar um poukinho devagar mais ainda fica fraca

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá, Deocimar. Recomendamos que você procure um mecânico de sua confiança.

  • Celio

    Boa tarde, estou precisando de um retificador pra crf 250x da Honda ano 2005.ou o dela ou equivalente.

    Celio

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Boa tarde, Celio. Infelizmente não possuímos retificador para esse modelo da Honda.

  • Junior

    Ola, a cbx 200 strada qual é o limite mínimo e máximo d energia, gostaria de saber se o meu retificador esta bom.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Junior, tudo bem? A voltagem a ser regulada na
      cbx 200 Strada é de no mínimo 13,5V e máxima de 14,5V a 5.000RPM. ;)

  • rodolfo

    Boas, minha motorhispania Fúria, está a queimar constantemente as lampadas, quando acelero fundo, nao sei o que se passa na moto, alguem pode ajudar?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Rodolfo, tudo certo? A queima constante de
      lâmpadas pode ser um problema com o seu Regulador / Retificador. Verifique a
      tensão que está chegando na bateria da motocicleta.

  • IGOR DARIO

    AMIGO LEVEI MINHA MOTO HOJE NA CARSYSTEM PRA REVISAO E ELES ME FARAM Q MINHA BATERIA ESTA FRACA , MAS MINHA MOTO PEGA NORMAL NA PARTIDA .
    E TBM MANDARAM EU LEVAR ELA NUM MECANICO PQ DISSERAM Q NAO ESTA CARREGANDO DIREITO , A MINHA FAZER 250 E 12/13 .

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Igor, tudo bem? :) Verifique a tensão da mesma. Deve ser de 12,8V com a motocicleta desligada e não pode cair de 9V durante a
      partida.

  • RAUL

    ADIANTOU MUITO

  • roberto

    Bom dia ,comprei uma Tornado sem a bateria coloquei uma nova e nem chegou a funcionar fiz chupeta funcionou e deixei a moto ligada por mais de 30 minutos ,desliguei e de partida n funcionou ,levei e troquei na loja ,coloquei na moto ficou boa andei com ela um dia inteiro na trilha sem dar problemas ,deixei encostada quinze dias dei partida algumas vezes normal ,ai fui pegar ela no domingo para andar estava sem partida ,troquei o retificador coloquei um da Magnetron o retificador começou a esquentar e moto falha o que pode ser ?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Roberto, tudo bem? Verifique as conexões do
      sistema de carga e ignição, verifique também as condições do estator (se o
      mesmo não está em curto), e se não há fuga de corrente no sistema :)

  • Douglas

    Pessoal minha muito de trilha é importada 2T,, quebrou o regulador do farol numa batida. Comprei um da Honda 150 com 4pinos e conector verde. Quando ligo ele no fio do estator monofasico a lâmpada apaga e da um alto consumo de corrente, sai uma fagulha no momento da conexão. Estou com duvida se liguei certo este regulador. Aguardo retorno

    • Douglas

      Por favor o esquema de ligação.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, acreditamos que essa ligação está errada sim, e não aconselhamos a adaptação de outro Regulador / retificador que não seja o original da motocicleta, visto que cada Regulador / Retificador possui sua particularidade.

  • alex

    ola tudo bem alguem pode ne esplicar uma duvida eu troquei o meu retificador da minha moto mas ouve um pequeno descuido e perdi a sequencia dos fios do estator pois todos tem a mesma cor eu coloquei mas nao tenho certesa se esta estalado corretamente, fas alguma diferença eles estarem trocados minha moto e uma gtr comet valeu brigado

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Alex, tudo bem? :) Os fios positivo e negativo tem
      uma sequência certa, mas os amarelos do estator não tem.

  • Jonas

    tenho um titan 2014 e quando viro a chave de ignição o fuzivel do relê de partida queima. o que pode ser?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo! Tem algum curto circuito em sua
      motocicleta? Verifique sua fiação principal se não está fechando curto com o
      negativo. :)

  • paulo

    boa tarde prezados, tenho uma gsr susuki 150 . prestas a completar 2 anos, começara ascender a luz de sigla FI no painel. e em seguida a bateria foi pro saco. comprei outra e continuou acendendo a luz sigla FI. bom troquei o reificador. A luz da sigla FI continua ascendendo, embora antes de trocar foi verificado o estator. com a troca do redificador, a tensão de carga não chega a 14v. o que pode ser? a peça está com defeito?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, a lâmpada de indicação FI no painel da motocicleta significa alguma avaria no sistema de injeção eletrônica, sendo assim, o aconselhamos a levar a motocicleta a um profissional qualificado no assunto para verificar o item que está apresentando a avaria :)

  • Rafael Boka

    Boa tarde… primeiramente gostaria de parabenizar esse tópico de grande utilidade,,, E gostaria de tirar uma duvida… minha dt200r está com a bateria em 12.3 volts desligada, ao liga o motor passa para 13.3 13.4 volts e ao acelerar por volta de 5000 rpm chega a 15.1 volts isso pode se considerar normal??? obs ela queimou a lampada do farol… tanto baixo como alto…

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, é comum o sistema de carga gerar até 14,5 V na DT 200, a tensão de 15,1V pode sim estar gerando a queima da lâmpada do farol. Verifique sua bateria, a tensão ideal de trabalho da mesma deve ser 12,8V.

  • Wagner Mendes Martins

    Boa noite! Tenho uma tornado e quando ligo ela e acelero o painel apaga, ouvi dizer que o regulador pode ser o problema, como descubro se ele é o problema?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, verifique com o multímetro a tensão que está chegando na bateria, a mesma não deve ser superior a 15,5V.

  • Romario

    Quanto gera o Estator da Yamha YBR em corrente AC

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, o Estator da Yamaha YBR 125 é capaz de gerar em próximo de 11,5V para o sistema de iluminação, e próximo de 13,5V para o sistema de carga (em marcha lenta).

  • Vanderlei Souza

    ola pessoal tenho uma moto Honda fan 125 ks 2013 e ela descarrega a bateria muito fácil aponto de nem a buzina funcionar mais ja levei na cc e eles recarregaram a bateria mais eu rodo todos os dias com ela mesmo assim a bateria nao carrega algumas pessoas me indicaram trocar o regulador retificador por um dessa marca magnetron disseram ser ate melhor que o original o que vçs me dizem aguardo contato

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, pode ser o Regulador / Retificador, verifique com um multimetro a voltagem que está chegando na bateria, a mesma deve ser de 12,5V a 14V.

      • Vanderlei Souza

        ola ja verifiquei ta chegando sim as voltagens acima citadas. próximo passo e a bateria certo?

        • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

          Correto amigo, verifique as condições de sua bateria da seguinte forma: com a motocicleta desligada, meça a voltagem com o multímetro, a mesma deve estar com 12,8V.

  • Marcelo Borin

    Boa Tarde! Tenho uma Ducati e o regulador de voltagem queimou. Fiz a compra do original mas até chegar decidi adaptar um de CB400. A minha bateria é Yuasa de 12V e 12ah e nos testes o multimetro indica 12,8V. Fiz os testes do estator e está de acordo com o manual de serviço a 6.000 rpm 108V, tambem o outro teste de negativoe deu tudo OK. Meu painel indica que o regulador esta carregando de 13,7 a 14,00 v. A ligação do fio verde do regulador da cb400 fiz em um corrente pós chave. Fiz limpeza de todos os fios.
    O regulador da CB 400 esquenta muito não deixando nem encostar nele. A minha pergunta é: Pode ser pelo regulador da cb 400 carregar no máximo 7ah e a minha bateria ser 12ah? De qual moto poderia adaptar caso queime o original de novo?
    Obrigado!
    Sugestão- Poderiam ter peças de reposição para Ducatis.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, acreditamos que essa ligação está errada, pois o Fio verde é o terra, e não aconselhamos a adaptação de outro Regulador / retificador que não seja o original da motocicleta, visto que cada Regulador / Retificador possui sua particularidade.,2

  • valdey

    Oi,eu tenho uma cbx 200 strada, e ela estava carregando com 17v,então comprei um retificador de vcs e instalei,mais ela continua carregando com picos de 17v,oque pode ser??

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, o excesso de carga é um defeito apresentado no Regulador / Retificador, Porém como trata se de uma peça nova, e também por ser de um componente elétrico não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto. Sendo assim, verifique a tensão de sua bateria, a mesma deve estar em 12,8V com a motocicleta desligada, e também verifique se o Estator da sua motocicleta não está em curto com o aterramento.

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, inicialmente com o auxílio de um amperímetro alicate, meça o consumo do motor de partida, onde a corrente não deve ultrapassar os 45 ampéres, o consumo excessivo provoca danos para o relé de partida.

  • Celso Silva

    Tenho uma Falcon e de um dia para o outro a carga da bateria fica aquém do necessário para dar partida. Passa a dica de como testar fuga de corrente e como testar a corrente gerada no estator. O retificador passou no teste ensinado acima.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, para medir a fuga de corrente você utiliza um amperímetro ligado em série com o borne negativo da bateria, o consumo não deve ser maior que 150 mA, quanto ao teste do estator, utilize um multímetro medindo a voltagem entre os três fios, quanto maior a aceleração, maior será a voltagem gerada.

  • Adriano

    Boa tarde, Tenho uma Kasinski Comet 250R, ano/mod 2010, estou com problema de não consguir o retificador/regulador de voltagem, tem algum que consigo utilizar em substituição do mesmo.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, dispomos do Regulador / Retificador especifico para a sua motocicleta, cód.; 90275900, não indicamos adaptações, visto que cada Regulador / Retificador possui sua particularidade podendo trazer danos ao sistema elétrico.

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, temos este Regulador / Retificador sim, o código é o 90274120.

  • Eduardo Chemp

    Tenho uma Falcon 2008 e já troquei o regulador 2 vezes e agora queimou outra vez. Tudo isso em pouco mais de um ano.
    Toda vez q vou ao mecânico eles falam que Falcon tem esse problema mesmo.
    Honestamente não acho que seja normal trocar o regulador 3 vezes em pouco mais de um ano.
    Será que não tem algo em outra parte da moto que possa estar queimando o regulador da moto?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, realmente não é comum a queima frequente do Regulador/ Retificador, por ser de um componente elétrico não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto.

  • André Silva

    amigo tenho uma ttr 230 e já troquei a bateria e o regulador, nos teste o nível de carregamento na bateria acelerado não passa de 13,5v é isso mesmo ou tem que ser mais?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, na Yamaha TTR 230 a tensão Regulada é de 14V a 5000 RPM, 13,5 não é uma tensão muito baixa, mas pode ser melhorada, verifique as conexões do Regulador/Retificador, e acompanhe a Fiação verificando se não há algum cabo quebrado.

  • Junior Setubal

    ola amigo. tenho uma apache 150 dafra, ela passou um bom tempo parada e quando fui usa-la a partida eletrica nao funcionou mais, e tambem ela desliga sozinha quando estou dirigindo e desacelero. Ja troquei a bateria e mesmo assim continua o problema. Poderia me ajudar por favor!!!

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, verifique o Relé de partida, o mesmo pode estar oxidando os contatos.

  • pablo

    tenho uma comet gtr 250 2011, instalei uma chave para desligar o farol dela e andar só com a sinaleira, e agora notei q em alto giro esta cortando a luz do farol, mas só na luz baixa, que vem a ser o positivo que instalei na chave ? OBS: na çuz alta a luz fica normal

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, provável que a chave instalada não está conseguindo conduzir toda a tensão que está sendo mandada para o farol, ou seja, a mesma está gerando uma resistência.

  • jean

    tenho uma falcon e ela nao esta segurando a bateria tem algum teste pra faze em casa?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, meça com um multímetro a tensão da bateria, a mesma deve estar com no mínimo 12,8V, se estiver correta, verifique com a motocicleta em funcionamento, deve ser de 13,5V a 15,0V.

  • Gabriel

    Amigos, tenho uma cbr 600 f 1998 que quando esquenta começa a falhar ou mesmo após pouco tempo de uso. O retificador foi trocado para um original há pouco mais de um ano, ela já possuía o problema então foi trocado o carburador para da hornet 2007. Já foi verificado esse carburador, limpo e suas agulhas também. Já foi verificado o CDI com a peça do mesmo modelo de outra cbr, mas o problema continua um mistério. O que mais pode ser?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, essa falha apresentada pode ser a bobina de pulso, verifique a resistência da mesma com a motocicleta com o motor frio e também com o motor quente, essa resistência deve estar entre 460-580Ω.

  • Ajp

    Obrigado pela partilha desta informação.

    Tenho uma ajp pr5, e medi o nível de tensão da bateria com a moto desligada e depois com ela ligada e parecem os valores normais, o problema é quando ligo a luz do farol 35W, o nível da bateria desce para os 11,8 – 12,3V e mesmo acelerando a moto não aumenta o valor. Quando desligo a luz novamente volta ao normal. Sabe o que poderá ser?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, este alto consumo pode ser um problema no Regulador / Retificador, ou também pode ser a lâmpada utilizada que está consumindo mais do que o especificado, substitua a mesma e faça o teste da carga novamente.

  • joab

    tenho uma falcon 2001,e quando dou a partida só faz um ´tek´ i o farol naõ acende. qual sera o problema?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, este problema pode ser mal contato no Relé de partida, ou a bateria com pouca carga, verifique esses pontos citados. OBS: A tensão correta de funcionamento da bateria com a motocicleta desligada é de 12,8V.

  • Fábio

    Olá tenho uma honda 150 partida elétrica 2012, a bateria tem 3 meses de uso quando a moto está ligada com o multímetro ela esta normal, posso andar o dia inteiro mais quando paro a bateria descarrega de uma vez. O que tenho que fazer???? Obrigado!

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, verifique se não há alguma fuga de corrente no sistema elétrico, e verifique também os interruptores de freio, caso a luz de freio esteja ligada direta o consumo aumenta, fazendo com que a bateria não consiga manter a carga.

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, o excesso de carga é um defeito apresentado no Regulador / Retificador, Porém como trata se de uma peça nova, e também por ser de um componente elétrico não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto. Sendo assim, verifique a tensão de sua bateria, a mesma deve estar em 12,8V com a motocicleta desligada, e também verifique se o Estator da sua motocicleta não está em curto com o aterramento.

  • Gabriel Santos

    Tenho uma Honda falcon 2008 e a moto repentinamente para de responder a aceleração, ela continua em funcionamento mas eu acelero e ela não responde, se eu aperto a embriagam ela morre, e só liga depois que paro a moto e aguardo uns 10 segundos, e volta a funcionar perfeitamente, já fiz a limpeza do carburador, troquei a vela, e o problema persiste, o que pode ser?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, acreditamos que este problema não seja muito simples de resolver, pode estar ligado ao CDI a Bobina de Ignição ou bobina de pulso, aconselhamos medir as resistências das bobinas com a motocicleta fria e depois com o motor quente verificando se estão de acordo com os padrões do fabricante.

  • junior

    oi, tenho uma virago 250 e testei o estator e esta medindo no multimetro corretamente , e o regulador e novo da magnetron mas…. esta esquentando muito o que pode ser ??

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, o Regulador / Retificador esquenta por alguns motivos, são eles: bateria com baixa tensão, consumo de energia maior do que está sendo gerado, Estator em curto e conexões com resistências, aconselhamos verificar esses pontos, o problema do aquecimento está ligado a eles.

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, você verificará na escala de resistência, medindo os valores das bobinas de acordo com as informações do fabricante. Quanto ao procedimento, o mesmo irá variar de acordo com o modelo utilizado na motocicleta (monofásico, bifásico e trifásico).

  • andre

    ola amigo vc pode me dizer se o retificador da xre 300 e o rele de partida servem na tornado

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, pelo fato da XRE ser uma motocicleta com um sistema elétrico todo mais moderno, utilizando o sistema de injeção eletrônica, seus componentes elétricos são diferentes, sendo assim, não é possível utilizar as peças citadas da HONDA XRE 300 na XR 250 Tornado.

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, não é comum a queima frequente do Regulador/ Retificador e não aconselhamos a instalação de Reguladores / Retificadores de outros modelos de motocicletas. Por ser de um componente elétrico, o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

    - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;

    - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;

    - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;

    - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;

    - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga.

    Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, este defeito apresentado pode ser algum outro componente que está consumindo em excesso, ou alguma fuga de corrente no sistema. Verifique os interruptores de freios e também a potência da lâmpada do farol (deve ser 35W), com a motocicleta desligada efetue com o multímetro o teste de fuga de corrente, desconectando o borne negativo da bateria e ligando em serie com o multímetro, o valor não pode ser maior que 1,5mV.

    Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, este defeito apresentado é uma caracteristica de Regulador / Retificador com defeito / queimado, vale lembra que o Regulador / Retificador por ser de um componente elétrico, o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

    - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;

    - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;

    - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;

    - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;

    - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga.

    Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, os Estatores da Honda CG 125 Titan ES são diferentes entre o ano 2000 e 2002, se a sua motocicleta for 2001/2001 ela utiliza o Estator cód.: 90271660, caso ela seja 2001/2002 ela irá utilizar o Estator cód.: 90271661, Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, não é comum a queima frequente do Regulador/ Retificador e não aconselhamos a instalação de Reguladores / Retificadores de outros modelos de motocicletas. Por ser de um componente elétrico, o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

    - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;

    - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;

    - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;

    - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;

    - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga.

    Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • Rogerio Fernandes

    Bom dia, Tenho uma Sahara e coloquei na trilha, modificando-a tirei farol, setas e stop, ou seja, tudo que consome energia.

    No final da primeira trilha que fiz a bateria secou e ficou com cheiro horrível e agora não passa corrente para a vela. O fato de ter tirado tudo que consome energia seria o motivo de ter secado a bateria?

    Será que queimou algum componente impedindo de ir corrente para a vela? e se sim qual componente?

    Obrigado!

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, o problema apresentado em sua motocicleta pode ser uma sobrecarga no sistema elétrico, essa sobrecarga pode ter danificado o CDI, verifique com um multímetro se a bobina de pulso está gerando tensão, caso esteja, verifique se está chegando alimentação no CDI, caso esteja OK também, verifique se as resistências (primaria e secundaria) da bobina de Ignição estão dentro dos padrões a seguir:

      Primária: 02 a 04 Ω
      Secundária: 7,3 a 11 KΩ

  • Guilherme Moura

    Olá, tenho uma Lander e de repente ela ficou mais fraca em baixas rotações e retomadas. Na marcha lenta, ela luta para se manter ligada, porém acaba morrendo após algum tempo. O sensor híbrido e a bateria estão ok. Isso pode ser uma falha no regulador de voltagem?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, a falha apresentada em sua motocicleta pode ser no sistema de Injeção eletrônica, ou no sistema de Ignição, verifique os seguintes pontos que podem estar gerando esta falha:

      - Afogador eletrônico defeituoso;
      - Bico injetor sujo;
      - Filtro de ar obstruído;
      - Vela com folga excessiva no eletrodo (desgaste natural);
      - Aterramento da Bobina de Ignição;
      - Mal contato em algum local da fiação.

      Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

      • Andre Vilhena

        Estou com o mesmo problema na minha Lander, luz de injeção acende se eu ultilizar o farol da moto, já fiz alguns testes estou na dúvida se é problema no regulador ou no estator.

  • pedro

    ola tenho uma xr 200 para trilha so que minha bateria queimo meu mecanico disse que e pq ela esta carregando a 15a e n a 12,5 que seria o ideal oque pode ser isso?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, o valor de carga ideal para a bateria é no mínimo 12,8V com a motocicleta desligada, e com a motocicleta em funcionamento deve ser de 13,5V a no máximo 15,0V.

      Caso esteja fora desse padrão o Regulador / Retificador pode estar com defeito, porém,Por ser de um componente elétrico, o Regulador / retificador não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

      - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;
      - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;
      - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;
      - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;
      - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga.

      Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, não é comum a queima frequente do Regulador/ Retificador e não aconselhamos a instalação de Reguladores / Retificadores de outros modelos de motocicletas. Por ser de um componente elétrico, o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

    - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;

    - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;

    - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;

    - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;

    - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga.

    Ficamos à disposição para quaisquer outras dúvidas!

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá amigo, não é comum essa queda na tensão quando liga o farol alto da motocicleta, verifique se a potência dessa lâmpada utilizada é compatível com o sistema de iluminação de sua motocicleta (35W / 35W), caso a lâmpada utilizada seja de maior potência consequentemente estará aumentando este consumo, podendo causar danos nos componentes elétricos como chave de luz, bateria e regulador / retificador.

    • tiago

      Obrigado por responderem a minha pergunta anterior!

      Eu tenho so mais uma pergunta! Esses tempos atras eu comprei um regulador de voltagem da magnetron e instalei na minha moto. Mas somente agora, depois do mecanico ter instalado, é que fui olhar na caixinha que vem o retificador e aparece a seguinte mensagem:” suzuki intruder 2008 em diante” ou seja esse regulador so pode ser instalado em intruder de 2008 em diante. o problema é q a minha intruder é 2007 e o regulador esta instalado mesmo assim. eu fui medir com o multimetro esses dias atras e ele ate esta carregando a bateria, mas a moto ta com um comportamento estranho. por exemplo: depois de percorrer uma longa distancia com os farois acesso, mesmo na luz baixa, a bateria da uma certa descarregada, com a moto desligada a tensao fica em 12.05.dai eu ligo a moto acelero e ela carrega de novo para 12.8. isso somente se as luzes estiverem apagadas. O que eu queria saber é se esse defeito pode estar relacionado com o fato de o regulador que esta instalado nao ser o original pro ano dela?, conforme eu especifiquei acima. Alias, o farol que esta nela é o que sempre esteve desde que eu comprei a moto a 2 anos e so agora comecou a dar problema. Desde ja agradeco por terem lido! obrigado

      • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

        Olá amigo, analisando seu caso informamos que o Regulador / Retificador que está instalado em sua motocicleta é compatível com a mesma, ou seja, pode ser utilizado sem problemas. Quanto ao defeito apresentado, aconselhamos a dar uma carga lenta ou até mesmo substituir a bateria, visto que a mesma apresenta uma baixa carga (12,05 V), impossibilitando que a mesma absorva a carga gerada pela motocicleta e ao mesmo tempo alimente os consumidores (lâmpadas, buzina, CDI, Etc.).

  • Renato Ferreira da Paixao

    A minha tornado esta com problema em recarregar a bateria, quando acelero
    a tensão de 13,20 cai para 12,8v, troquei o retificador pelo da magnetron e
    ficou a mesma coisa, então fiz teste no estator todas as medidas deram certo
    exceto uma que não sei o valor, a quantos volts chega a tensão entre as fases do
    estator quando acelero? Na lenta esta ficando em 20v em todas.

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, a princípio este defeito apresentado é a bateria, qual tensão sua bateria apresenta com a motocicleta desligada? O valor mínimo deve ser 12,8, caso esteja correto este valor, verifique outros pontos:

      - Resistência entre as bobinas do Estator – 0,1 a 1,0 Ω;
      - Verifique se não há continuidade dos cabos fase com o aterramento da motocicleta – não deve haver continuidade;
      - Verifique a alimentação e terra do Regulador / Retificador;
      - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;
      - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;
      - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico.

  • Felipe

    boa tarde amigo, tenho uma titan 125 ks 2001 com ela desligada a bateria marca no multimetro 12v ao ligar e acelerar, a carga diminui para 6,5v e alem disso buzina fraca , lampadas de seta nao pisca , somente farol funciona , oq que pode ser nesse caso troquei meu retificador a pouco tempo!

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, Quanto ao defeito apresentado em sua motocicleta, as características citadas são de defeitos no Regulador / Retificador. Porém, não é comum a queima do Regulador/ Retificador, por ser de um componente elétrico o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

      - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;
      - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;
      - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;
      - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;
      - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga;
      - Aconselhamos que além da substituição do item, dar uma carga lenta na bateria, visto que a mesma apresenta uma baixa carga (12 V), impossibilitando que a mesma absorva a carga gerada pela motocicleta e ao mesmo tempo alimente os consumidores.

  • douglas

    minha estrada não esta caregando a bateria quando eu tiro o regulado de tensão fica do mesmo jeito o que eu fasso conpro eutro

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, Quanto ao defeito apresentado em sua motocicleta, as características citadas são de defeitos no Regulador / Retificador. Porém, não é comum a queima do Regulador/ Retificador, por ser de um componente elétrico o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

      - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;
      - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;
      - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;
      - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador;
      - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga;
      - Verifique as tensões geradas pelo estator da motocicleta.

  • henrique

    opa tudo bem?to com uma titan fan 125 ano 2010 e ela não tem força no farol,troquei o interruptor da luz ,pisca,mas quando ta ligada não tem força a luz,e quando acelera em alta qué acende mas é bem fraca,sera que pode c o estator ou regulador de voltage?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá amigo, Quanto ao defeito apresentado em sua motocicleta, as características citadas são de defeitos no Regulador / Retificador. Porém, não é comum a queima do Regulador/ Retificador, por ser de um componente elétrico o mesmo não sofre desgaste com o uso, portanto não tem uma vida útil limitada, quando ocorre sua queima, é um “sintoma” de algo está errado na parte elétrica da moto, visando o auxiliar verifique / efetue os seguintes testes:

      - Verifique a fiação principal da motocicleta, se a mesma não tem fios interrompidos ou quebrados;

      - Verifique os fusíveis e diodos da fiação, se não estão interrompidos;

      - Verifique se não há fuga de corrente no sistema elétrico;

      - Verifique o aterramento e o positivo que chega ao Regulador / Retificador.

      - Verifique se a bateria não está em curto ou com baixa tensão, bateria defeituosa é uma das principais causas de problemas no sistema de carga;

      - Verifique as tensões geradas pelo estator da motocicleta.

  • Lucas Oliz Heckler

    Oi, tenho uma biz es, e ela está com a parte elétrica “fraca” o painel mal acende em marcha lenta e o farol também, mas ao acelerar a moto a luz fica forte, troquei a bateria a pouco mas não adiantou no entanto não tinha problemas de descarregar, o que pode ser?

    • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

      Olá Lucas, o defeito apresentado pode ser o Regulador / Retificador ou o Estator de sua motocicleta, visando identificar segue abaixo algumas dicas / testes que devem ser feitos com o auxílio de um multímetro automotivo:
      - Com a motocicleta em funcionamento, verifique a tensão que alimenta a bateria, a mesma deve variar de 13V a 15,0V;
      - Caso não esteja chegando tensão na bateria, meça a tensão na saída do regulador / retificador, se tiver tensão, a fiação está interrompida, se não tiver passe para o próximo passo;
      - Verifique se está chegando tensão até o regulador / retificador, se estiver verifique se está tensão é suficiente para alimentar o sistema elétrico;
      - Caso a tensão seja baixa ou nula, o Estator de sua motocicleta está danificado.

  • Marcos Correa Martins

    Olá, tenho uma CB500 98/98, o regulador da bateria é novo, a 5000 rpm indica aproximadamente 14V nos terminais da bateria, mesmo assim, com 4 meses de uso a bateria arriou.
    Troquei a bateria e após 4 meses deu o mesmo problema, não carrega mais.

    Quais os possíveis defeitos?

  • tayrone

    Oi, eu fui liga um LED na instalação do farou da minha CBX 250 Twistes 2007 e deu um pequeno estralo (um curto) n sei oque queimou mais a lampada esta boa ja testada e não esta mais chegando corrente no encaixe da lampada (farou) oque pode ter sido danificado??

  • rico

    Boa tarde, acabei de adquirir uma Burgman 400 2002 com 46milkm, estava funcionando normal, de repente fiquei na rua com ela, aparentemente era a bateira, dei uma chupeta e ela pegou, deixei funcionar um pouco e tdo normal, porém alguns minutos depois morreu andando, fis isto mais umas duas ou três vezes, e a mesma coisa, as vezes ds partida as vezes não, acabei ligando outra bateria em conjunto com a dela para chegar em casa, o que poderia ser, como não tenho nenhum mecãnico de confiança tenho medo de me enrolarem, pq já vi cdi sendo vendido por 2 mil k. Agradeço no que puderem me ajudar. emaildorico@gmail.com

  • http://www.magnetron.com.br/blog/ Magnetron

    Olá Guilherme, este problema apresentado pode estar ligado a vários fatores, segue abaixo algumas dicas que poderão o ajudar:
    - Verifique com um multímetro a tensão da bateria, a mesma deve ser mínima de 12,8V;
    - Verifique os conectores da chave de luz, e painel se não estão folgados / oxidados;
    - Verifique a tensão gerada por seu estator (caso sua motocicleta for KS, esses componentes são alimentados pelo estator);
    - Se a sua motocicleta for a 150 cc, ela possui um Relé distribuidor de carga, verifique as conexões deste Relé;
    - Meça a continuidade dos fios da Fiação Principal da motocicleta.

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    Olá Welington, visando melhor o auxiliar, segue abaixo algumas dicas que irão o ajudar a identificar o real defeito da motocicleta, visto que o mesmo não deve ser carburação.
    - Primeiramente desconecte o cachimbo da vela, encoste o cabo da bobina de ignição na carcaça e dê partida, se tiver faísca então o problema pode ser a na vela de ignição.
    - Se efetuado o primeiro teste e não teve faísca, efetue o teste da Bobina de ignição retire o fio que vem o sinal do CDI, o mesmo está encaixado na bobina de ignição e acionando a partida meça a tensão com o multímetro, se tiver tensão no circuito problema é a bobina de ignição.
    - Caso não haja tensão no teste citado acima, verifique as conexões e fios que chegam no CDI, se estiverem Ok e em boas condições, vá para o próximo passo que é a bobina de pulso.
    - Para testar a bobina de pulso, meça o pulso elétrico que sai dela e vai para o CDI.
    - Caso os componentes citados estejam todos OK, verifique as conexões e aterramentos da Fiação principal.
    Todos os testes citados acima devem ser efetuados com o auxílio de um multímetro.

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    Olá Douglas, segue abaixo algumas dicas que poderão o ajudar:
    - Verifique a tensão da bateria, a mesma deve estar em 12,8V para que o regulador / retificador consiga carrega-la corretamente;
    - Com o auxílio de um multímetro automotivo ou amperímetro, o consumo com a motocicleta desligada, caso o valor ultrapasse 1,5 mA desconecte o rastreador e meça novamente, se o valor diminuir, infelizmente o maior consumidor estará sendo o seu rastreador;
    - Caso efetuado o teste acima e após retirar o rastreador o valor continuar o mesmo é sinal de que algum componente está consumindo excessivamente, desconecte e conecte outros componentes até ser identificado o que está consumindo em excesso;
    - Verifique com a motocicleta em funcionamento a tensão que está chegando na bateria, a mesma deve variar entre 13,0V e 15,0V.

  • illo atayde

    Boa tarde, tenho uma XTZ-250 Lander 2012, a luz de anomalia da injeção
    está acendendo quando a moto está em funcionamento na seguinte condição -
    com a moto em alta e com o farol aceso. A referida luz se apaga em três
    situações: 1 – Quando baixo o giro em torno dos 2000 RPM. 2 – Quando
    apago o farol. Por último, e mais intrigante, 3 – Quando mantenho o
    farol alto e baixo acesos simultaneamente.
    Testei todas estas
    condições com um multimetro conectado na bateria, e pude verificar que a
    luz de anomalia acende por causa da tensão da bateria, que ultrapassa
    os 16 Volts.
    O intrigante é que a tensão de carga da bateria se
    altera somente com a carga de um farol, com muita carga ou sem nenhuma
    ela não se altera.

  • Paulo Brasil

    Boa Tarde!

    Possuo uma Kasinki Comet GT 250 – 1012/2013. A bateria original é a modelo YTX14-BS 12A. Após 2 anos de uso, a mesma apresentou problema, creio que vida útil mesmo. O que acarreta se utilizar uma bateria para 10A Modelo MA12-E ou a MA10-E 8,6A ambas da Moura?
    A informação que obtive é que o Retificador pode vir a queimar. Isto condiz com a realidade?
    No aguardo de um retorno.

    Att.
    Paulo