Estudo aponta que número de motos com ABS eletrônico de série ainda é baixo no Brasil.

magnetron
magnetron
30 jan 2015
freio-abs

(Foto: Alexandre Xavier/CESVI)

O Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI Brasil, divulgou um estudo apontando que apenas 21% das motos no país possuem ABS eletrônico de série. Além disso, 10% possuem o item como opcional e 67% não possuem o sistema disponível para compra.

Os outros 2% restantes são de veículos de duas rodas com ABS mecânico nas rodas dianteiras, que não possuem a mesma tecnologia, eficiência e segurança do ABS eletrônico.

Mesmo com sua extrema importância, a disponibilidade do sistema ABS ainda é muito baixa no Brasil. O primeiro levantamento feito em 2013 apontava que 16% das motos vinham com ABS eletrônico de série. Um leve avanço, mas ainda é pouco.

As motocicletas de até 125 cilindradas, que é a categoria mais vendida, tem 97% das versões sem disponibilidade de instalação do ABS, nem mesmo como opcional, com 3% das motocicletas com ABS mecânico nas rodas dianteiras e nenhuma versão com ABS eletrônico de série.

Já nos modelos entre 125 e 250 cilindradas, não há nenhuma versão disponível com ABS de série, apenas 1% com ABS eletrônico como opcional e 95% não possuem o sistema disponível para compra. Nos 4% restantes estão as versões que têm o sistema de ABS mecânico nas rodas dianteiras.

Conforme aumenta a cilindrada, aumenta também a disponibilidade do sistema. 5% dos modelos entre 250 e 400 cilindradas apresentam ABS eletrônico de série. Na categoria acima, entre 400 e 750 cilindradas, essa porcentagem sobe para 18% (37% contam com o item como opcional). Já na categoria topo de linha, com versões de motocicletas acima de 750 cilindradas, esse número é mais expressivo e chega a 63%.

O negócio é não descuidar da segurança da sua e instalar um bom sistema de freios.

Via Carplace.

 

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação