Previna a sua moto para os desgastes do inverno

magnetron
magnetron
10 jul 2014

Todo mundo sabe que as baixas temperaturas no inverno podem ser verdadeiras inimigas da saúde. Mas você sabia que elas também podem prejudicar a segurança da sua moto?

Vamos aquecer os seus cuidados na hora de ligar a moto no frio para evitar problemas e manter a segurança na sua pilotagem.

Motos pequenas no inverno

Estes modelos geralmente alcançam de forma rápida a temperatura de exercício ideal. Honda CG, Yamaha Factor e outras monocilíndricas contam com motores robustos, que admitem maus tratos sem problemas. Apesar dos dispositivos eletrônicos que se encarregam de adaptar a ignição e a mistura ar-gasolina para encarar os primeiros quilômetros, o óleo lubrificante ainda demanda certo tempo para alcançar a temperatura ideal de funcionamento e atingir todas as partes do motor.

O que fazer para evitar o desgaste neste sentido?

Nada fora do normal: em primeiro lugar, não se esqueça de trocar o óleo e o filtro seguindo religiosamente os prazos indicados pelo fabricante.

Troque o óleo e o filtro sempre que sua moto pedir

Troque o óleo e o filtro sempre que sua moto pedir

E pra completar, fará uma grande diferença se você aguardar pelo menos um minuto de funcionamento antes de sair rodando por aí. Esse tempo de espera fará com que o óleo circule adequadamente, tendo tempo para alcançar todos os componentes.

Também é importante esperar alguns minutos antes de elevar a rotação. Em baixos giros o estresse mecânico é bem menor que quando a agulha do contagiros está passeando perto da faixa vermelha. Tenha calma e deixe o motor esquentar girando calminho. Isso fará com que o desgaste interno seja mínimo mesmo se o óleo estiver frio e muito denso.

E as motos grandes, no inverno?

Moto no inverno: congelada

O ritual também exige cuidados. Enquanto os pequenos motores monocilíndricos são robustos, os tetracilíndricos possuem engenhos mais sofisticados, com mais peças móveis e uma maior capacidade para alcançar altas rotações. Por isso é fundamental usar bons fluídos, realizar trocas frequentes e ter o hábito de aquecer antes de acelerar pra valer.

Agora você já sabe. Esfriou? De olho no aquecimento da sua moto. Assim você aquece a temperatura das pistas com muito mais responsabilidade e segurança.

 

Via G1 Motos

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação