Você sabe identificar o freio ABS em motos?

magnetron
magnetron
14 ago 2013

Antes de descobrir se você sabe identificar um freio ABS – e aprender caso ainda não esteja craque no assunto – lembre-se que o freio ABS é um sistema que trabalha exclusivamente para a sua segurança, evitando o bloqueio de rodas que podem causar derrapagem, principalmente em situações que exigem uma parada de emergência.

Como identificar o freio ABS em motos

Aliás, a partir de 2014 a instalação desse sistema já de fábrica será obrigatória em todos os veículos comercializados no Brasil. Dito isso, vamos para o que importa: a identificação em carros é feita apenas por pessoas especializadas ou pelas luzes do painel que indicam sua presença. Já em motos, para o sistema funcionar é necessária a existência de sensores instalados em cada uma das rodas. Assim, fica fácil saber se determinado modelo tem ou não o freio ABS. E, quando você observa a roda dianteira, é possível enxergar a “roda fônica” que se assemelha a um disco com inúmeras janelas radiais em seu formato, gerando pulsos no sensor de roda, enviados para o módulo central.

Além das rodas fônicas, o painel pode ter luzes de advertência, com a sigla ABS em cor amarela. Alguns modelos de motocicleta também possuem uma tecla no guidão para o seu acionamento.

E aí? Você gostaria de ter uma moto com esse sistema? Já tem? Conta pra gente!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação