Como contratar mecânicos qualificados para sua oficina

magnetron
magnetron
17 jan 2020

Para quem não está acostumado com a parte mecânica de uma moto, mantê-la em bom estado pode ser uma tarefa bem difícil. Por isso, o mecânico é um dos profissionais mais importantes no dia a dia do mercado automotivo. Então, se você está precisando contratar um mecânico de confiança, fique atento às necessidades da sua empresa, procure profissionais atualizados e proativos para o seu time.

Neste post, vamos mostrar o passo a passo sobre o processo de contratação para você aumentar ou renovar a equipe na oficina. Siga a leitura e garanta a chegada de ótimos profissionais!

Passos para contratar um mecânico

Seleção dos currículos

O primeiro passo é fazer a seleção dos currículos que mais se encaixam com o perfil da empresa. Essa é uma fase importante e desafiadora, pois é o primeiro contato que você terá com os candidatos antes de conhecer todos pessoalmente.

Procure filtrar ao máximo as informações relevantes de cada currículo, considerando a realidade da sua empresa, para preencher a vaga de forma assertiva.

Entrevista profissional

A segunda etapa – e uma das mais importantes depois da triagem de currículos – é a entrevista com os candidatos. Esse encontro deve ser planejado para que você tenha a oportunidade de fazer questionamentos profissionais e pessoais, sem deixar nenhuma dúvida de lado. Para isso, tenha o currículo em mãos e faça anotações sobre o candidato conforme a conversa.

Certificados ou diplomas

Agora, começa a fase de maior refinamento. É muito importante contratar um mecânico engajado e com conhecimento. Verifique se o profissional possui certificados ou diplomas na área, assim você terá confiança de que está escolhendo alguém competente para sua oficina. Candidato atualizados com as tendências do mercado automotivo estão um passo à frente dos seus concorrentes.

Diferenciais 

Vá além dos certificados ou diplomas, procure no perfil do profissional, diferenciais relevantes para sua empresa. Dê preferência a um perfil proativo, comunicativo, com senso de urgência e trabalho em equipe. Quando a paixão vira profissão, todo mundo sai ganhando.

Avalie também se o candidato possui os valores que você e sua empresa consideram importantes no trabalho. Profissionais desorganizados, por exemplo, podem atrapalhar toda equipe.

Período de experiência 

Depois de selecionar o candidato, contrate inicialmente o profissional por um período de experiência. A duração desse período varia de uma empresa para outra, isso vai depender do acordo que você e o funcionário estabelecerem.

Nesse momento, o profissional já estará no seu quadro de funcionários e começa a ser testado. Portanto, ao acabar essa fase, você deve decidir se ele continuará ou não fazendo parte da equipe.

Objetivos da empresa

Transparência é a chave certa para um bom negócio, dessa maneira, alinhar os objetivos da empresa com o profissional, é também uma das melhores maneiras de contratar o mecânico certo. Faça reuniões periódicas com a equipe e com quem está chegando. E deixe claro, logo no início, as metas, objetivos e necessidades da empresa.
Depois de concluir todas as etapas para contratar um mecânico, é importante valorizá-lo para que ele tenha um excelente rendimento dentro da empresa. Por isso, invista no seu funcionário e ofereça benefícios e um salário compatível ou acima do mercado, afinal, um bom profissional precisa ter o merecido reconhecimento.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação