Não é só motociclista que sofre com o calor. Enquanto os condutores das motos precisam usar roupas compridas para evitar se queimar com os raios UV nos dias mais quentes, as motocicletas precisam de cuidados diários e manutenção correta para funcionar perfeitamente mesmo com o aumento das temperaturas.

Os sistemas de refrigeração e lubrificação e os pneus das motos são os itens que mais sofrem com o calor. Isso porque a refrigeração precisa manter o motor na temperatura adequada de trabalho, a lubrificação precisa evitar o desgaste das peças e os pneus devem rodar com segurança em pistas que pode chegar a temperaturas acima de 60 graus Celsius no asfalto.

Confira a seguir os principais cuidados que você precisa ter com as motos em dias de calor.

Cuidados com o sistema de refrigeração:

 O sistema de refrigeração pode ter seu funcionamento alterado devido ao calor intenso. Em dias de calor é importante verificar regularmente o nível de fluido de arrefecimento, sempre em um local plano e com o motor frio. Caso seja necessário completar a quantidade de líquido, nunca use água corrente, que pode corroer o motor devido ao cloro e outras substâncias presentes. Se precisar completar com água em uma emergência, prefira a água desmineralizada, mas o indicado é sempre o aditivo.

 Cuidados com a lubrificação:

A lubrificação correta reduz o atrito entre as peças, consequentemente diminuirá a temperatura de trabalho do motor, auxiliando na refrigeração. Quando as motos trafegam no trânsito pesado e em dias quentes, esse cuidado deve ser reforçado.

Consulte diariamente o nível do óleo com o motor frio e a moto na posição vertical. Se necessário complete-o, mas o indicado é fazer a troca total de óleo e filtro nos intervalos recomendados pelo fabricante da motocicleta.

Cuidados com os pneus:

 Cuide da calibragem. No verão, a temperatura do asfalto pode passar dos 60°C. Nessas condições, andar com calibragem baixa acelera o desgaste do pneu, além de aumentar o consumo da moto.

Fique ligado!

 Nunca é demais lembrar que em dias muito quentes, sempre que possível, é importante deixar a moto na sombra, isso evita a queima / desgaste do verniz da pintura.

Outra boa dica é hidratar as peças externas, chave de luz, interruptores e painel, que podem ressecar, com silicone líquido.