• Quais são os cuidados necessários para substituir relés de partida?

    Medir o consumo do motor de partida utilizando para isso um amperímetro alicate.

  • Quais os cuidados necessários para substituir relés de pisca?

    Verificar o estado das ligações elétricas dos piscas e também a potência das lâmpadas.

  • Adaptar um CDI de outro modelo em uma moto pode danificar algum componente?

    Sim, pode. Cada CDI possui uma curva de avanço e atraso de seu ponto de ignição, de acordo com a necessidade de cada modelo de moto. Usar um CDI de outro modelo pode danificar gravemente o motor da motocicleta, dependendo do ângulo de permanência.

  • Como testar o regulador-retificador?

    Para fazer testes em sistemas elétricos é necessário utilizar um multímetro automotivo. No caso do regulador-retificador, basta medir a tensão de carga da bateria em marcha lenta (que deve ser, no mínimo, de 13,00Vcc), e em aceleração (mínimo de13,60Vcc e máximo de 14,80Vcc).

  • Quais são as possíveis causas de avarias aos estatores?

    Normalmente os estatores são danificados por excesso de carga, como o uso de lâmpadas de xenon ou de potência superior ao modelo original.

  • Quais são as causas mais comuns de avarias ao regulador-retificador?

    Os danos podem ser causados por um estator em curto, pelo consumo excessivo de componentes elétricos (como a lâmpada do farol) com potência acima do valor original estipulado pelo fabricante, ou por uma bateria com defeito. Antes de substituir o componente, é interessante analisar o sistema elétrico utilizando um multímetro automotivo, a fim de evitar a queima da nova peça.

  • Quais os ajustes necessários para colocar CDIs de alta performance nas motos?

    Devido à nova curva de avanço e atraso do ponto de ignição (tempo de faísca da vela) do novo CDI, é necessário fazer o acerto de carburação (giclê de baixa e alta, altura de boia e ajuste do parafuso de mistura). Além de, é claro, utilizar combustível de boa qualidade

  • Ao instalar os kits alta performance quantos cavalos (HPs) a moto ganha?

    O resultado do rendimento de uma motocicleta depende exclusivamente dos acertos de carburação, regulagem de válvulas, qualidade do combustível e estado de conservação do motor (sua vida útil).

  • Pode-se utilizar motores de partida em sistemas automatizados?

    Os motores de partida não podem ser utilizados em outras aplicações pois são construídos somente para funcionar em sistemas de partida. Eles não possuem sistema de ventilação, sua corrente de consumo é alta (entre 70 e 90 ampères dependendo do modelo) e não podem funcionar por longos períodos.

  • Qual é a diferença dos CDIs digitais para os analógicos?

    Todos os CDIs que possuem um circuito integrado (componente eletrônico) em seu circuito eletrônico ou um microprocessador são CDIs digitais. Os CDIs que utilizam circuitos com transístores ou circuitos simplificados são chamados de CDIs analógicos.