Destaques
5 dicas para vencer o cansaço em viagens longas
Postado em: 3 junho, 2016
Segundo estatísticas de trânsito, a fadiga é responsável por cerca de 20% dos acidentes envolvendo motociclistas. Viagens longas exigem preparação prévia e devem ser feitas com uma dose extra de cuidado, já que em algum ponto o motorista inevitavelmente começará a sentir cansaço. Para não comprometer sua segurança, fique atento a algumas dicas que podem ajudar na hora de atingir um destino longe de casa.
- Descanse
Uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença na sua disposição e concentração durante o dia. O motociclista que planeja fazer uma viagem longa deve estar bem descansado e estabelecer um horário razoável para pegar a estrada: algumas pessoas não funcionam muito bem começando o dia exageradamente cedo; por isso, a não ser que levantar ao canto do galo seja extremamente necessário, valorize algumas horas extras na cama.
- Hidrate-se!
Sentir o vento no rosto pode até ser agradável, mas não esqueça de que é também causa constante de desidratação e pode levar o motociclista a sentir tonturas, confusão mental e lentidão no corpo. Por isso, beba muita água. Evite bebidas com muito açúcar, cafeína ou álcool: elas podem aumentar sua energia por um tempo, mas causarão um tremendo cansaço mais tarde!
- Alimentação saudável
Alimentos com muito carboidrato, gordura ou açúcar devem ser cortados do cardápio do motociclista. Eles precisam de muita energia para serem digeridos e passam sensação de sonolência. Opte por pratos mais leves como peixes e verduras e não exagere na quantidade!
- Planeje suas paradas
O ideal é fazer paradas de duas em duas horas para esticar as pernas e descansar a cabeça. Se decidir dormir em algum lugar para continuar no dia seguinte, procure chegar lá antes das 6 da tarde, que é quando a sonolência começa a incomodar.
- Viaje em grupo
Quem viaja sozinho frequentemente acaba perdendo a concentração em algum momento. Viajar em grupos pequenos de 3 ou 4 pessoas funciona para evitar que você perca a noção do que está fazendo. Vale também combinar previamente um revezamento de quem será o líder; assim ninguém se desgastará demais.