Antigas
Melhores Estradas do Brasil – Parte I
Postado em: 9 setembro, 2013
Para ajudar você a escolher a melhor rota na hora de pegar a estrada, selecionamos algumas das estradas mais incríveis do Brasil. Confira agora as 5 primeiras eleitas:
• RIO-SANTOS (BR-101)
Onde: Rio de Janeiro-São Paulo
Como chegar: acesso pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).
Imortalizada na canção de Roberto Carlos, a Rio-Santos é considerada a rodovia brasileira mais bonita para se percorrer de carro. Mesmo havendo outras opções de acesso ao litoral norte paulista, ela continua a oferecer a vista mais bonita e inesquecível, com as montanhas e o mar ao fundo. Destinos turísticos encantadores como Guarujá, Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis são acessados por essa estrada que, de ponta a ponta, possui 457 quilômetros de extensão, tendo seu marco zero em Santos. O primeiro trecho, conhecido como complexo SP-55/BR-101 (trechos estadual e federal), tem retas mais longas e passa por praias famosas, como Boraceia, Jureia e Juquehy. Um roteiro clássico que merece ser percorrido pelo menos uma vez na vida.
• PETRÓPOLIS-SANA (BR-495)
Onde: Rio de Janeiro
Como chegar: acesso por Petrópolis (RJ).
Conhecida como a Estrada das Hortências, a BR-495 liga duas das mais badaladas cidades da região serrana do Rio de Janeiro: Teresópolis e Petrópolis, chegando também a outras localidades, como o belo e pacato lugarejo Sana, na Serra de Macaé. O percurso de 184 quilômetros é feito de Petrópolis até Sana, com destaque para o trecho entre Itaipava e Teresópolis, de onde se avistam muitos vales e a Serra dos Órgãos. Uma paradinha também em Nova Friburgo é quase obrigatória. A atenção tem que ser redobrada porque são muitas as curvas e a estrada não tem acostamento.
• SERRA DO RIO DO RASTRO (SC-438)
Onde: Santa Catarina
Como chegar: acesso por Bom Jardim da Serra (SC).
Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35 quilômetros muito bonito, mas bem perigoso. Muitas curvas fechadas fazem parte do cenário na SC-438 e, durante o inverno, uma fina camada de gelo pode cobrir a pista estreita. No trajeto feito na SC-438, a uma altitude de 1.467 metros, há alguns quiosques para quem quiser descer e admirar a bela paisagem coberta pela mata Atlântica.
• MACEIÓ-MARAGOGI (AL-101)
Onde: Alagoas
Como chegar: a viagem começa em Maceió, rumo a Maragogi.
A uma hora e meia ao norte de Maceió (125 quilômetros de estrada), Maragogi enche os olhos dos apaixonados por praia e belas paisagens naturais e é o destino para quem começa essa viagem pela AL-101, estrada que atravessa todo o litoral alagoano. Com 22 quilômetros de praia, Maragogi tem oito praias deslumbrantes: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento. Bem no meio da chamada Costa Dourada, a região também é meio caminho para quem vai a Recife. Entre as belezas apreciadas durante a viagem, uma das atrações é a praia de Sonho Verde, entre Paripueira e Barra de Santo Antônio, com restaurante e lojas de artesanato. Entre Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, é preciso cuidado redobrado, pois algumas curvas são bem fechadas. Entre Camaragibe e Maragogi, as paisagens ficam ainda mais bonitas, com a estrada passando ao lado do mar. Bem ao lado mesmo!
• ESTRADA DA GRACIOSA (PR-410)
Onde: Paraná
Como chegar: a viagem começa em Curitiba (PR) rumo às cidades de Antonina e Morretes.
Ônibus e caminhões são proibidos. Tudo para se conservar ao máximo esses 33 quilômetros de estrada, com sua aura de século 19 – até os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. A Estrada da Graciosa foi inaugurada em 1873, e sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil. O ideal é fazer a viagem sem pressa alguma, para admirar a bela paisagem. A beleza é tanta que, no caminho, existem sete mirantes batizados de recantos (Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa), todos com vista para a baía de Paranaguá. A Estrada da Graciosa também limita dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.
Via: viagens.ig.com.br