Blog

Motos com motor flex – Parte 1. Prós e contras que podem influenciar seu desejo de compra.

Postado em: 18 outubro, 2013

Com o surgimento de motos mais modernas com motor biocombustível, levanta-se uma questão: quais as reais vantagens de um motor flex? Esta tecnologia, que já está consagrada nos carros brasileiros, ainda não atingiu a maioria dos modelos de motos. Abaixo algumas dicas, vantagens e desvantagens de se comprar uma moto com esta tecnologia.

Motos flex: prós e contras

1 – ETANOL É MAIS BARATO

O preço do etanol é influenciado por três fatores: a entressafra da cana de açúcar, a localização geográfica do plantio e as usinas de produção de álcool. Na Região Sudeste, próxima dos maiores centros produtores, o preço costuma ser menor do que em localidades mais distantes. Para saber qual combustível é mais vantajoso, é necessário fazer uma conta básica: multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7. O resultado da conta será o valor máximo que deve ser pago pelo litro do etanol.

2 – O MOTOR ‘BEBE’ MAIS QUANDO RODA COM ÁLCOOL

Por que multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7? O álcool tem cerca de 70% do poder calorífico (de queima) da gasolina. Ou seja, o poder do etanol é 30% menor que o da gasolina. É essa a razão de um motor abastecido com etanol consumir mais para percorrer uma mesma distância. Gasta-se menos para encher o tanque com álcool, mas também o rendimento é um pouco inferior. Uma moto proporciona menos quilometragem por litro com etanol.

3 – VAI VIAJAR? GASOLINA PODE ECONOMIZAR TEMPO

Em caso de viagens mais longas, talvez seja preferível optar pela gasolina para diminuir o número de paradas de reabastecimento. Mesmo que o custo do etanol seja ligeiramente menor, o tanque esvaziará mais cedo do que quando abastecido com gasolina.

4 – SE NÃO DEIXAR A MOTO ESFRIAR, É MELHOR ETANOL

Se a ideia é percorrer longos trajetos, mesmo com clima frio, a temperatura do motor estabilizada e mantida por maior tempo oferecerá a economia que o etanol proporciona. Se a moto for usada para trajetos curtos e entremeados por paradas de mais de 1 hora, a cada vez que for ligado, o motor vai demorar mais para chegar à temperatura de exercício correta. Com etanol, isso acarretará maior consumo.

5 – A POTÊNCIA NÃO NECESSARIAMENTE É MAIOR COM ETANOL

Enquanto nos carros muitas marcas anunciam que os motores, quando abastecidos com etanol, oferecem maior potência, a análise das fichas técnicas divulgadas pelos fabricantes das motos flex indica que não há vantagem predominante de um ou outro combustível.

Fique ligado no nosso Facebook e não perca a parte 2 desse post. Até logo!

 

FONTE: G1 Motos

Posts relacionados

Nação Magnautas: O Poder dos Influenciadores na Comunidade Magnetron

No universo das duas rodas, a influência vai além das pistas e estradas. Na Nação Magnautas, os influenciadores desempenham um papel fundamental em conectar a Magnetron com sua base de clientes e…

Nação Magnautas 2024: O primeiro evento exclusivo para mecânicos de motos

O Nação Magnautas está de volta, agora maior e aberto a todos—mecânicos, lojistas e entusiastas da mecânica de motos. Sim, este evento é feito por vocês e para vocês! Por que Participar…

Tecnologia 2 rodas: O Novo Aplicativo Magnetron

Desenvolvido para aprimorar a experiência de personalização de motocicletas, o Aplicativo Magnetron Motos oferece uma série de recursos inteligentes e inovadores, garantindo acesso total ao vasto…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x