Antigas

Motos personalizadas: estilo em duas rodas para todos os gostos

Postado em: 29 março, 2013

Customizar as motos virou desejo e diversão para muitos motociclistas. Algumas marcas têm uma gama de motos custom e um catálogo imenso de peças e acessórios para personalizar do seu jeito.

Esse movimento começou depois da Segunda Guerra Mundial, principalmente com as marcas Harley Davidson e Indian. No Brasil, existem customizadores ou criadores de motocicletas que começam a personalização do zero.

Existem diversos gêneros de customização, e a infinidade de estilos diferenciados vai do gosto de cada um. Alguns dos principais tipos de custom são:

Cruiser: preparada para grandes distâncias e velocidades médias. Sua estrutura é rebaixada, com as costas retas ou ligeiramente inclinada para trás, os braços ficam relaxados e as pernas estendidas. Sua morfologia e estrutura são originais, quase sem modificações. Geralmente é acrescentado para-brisas e alforjes de couro ou malas rígidas.

Chooper: do inglês, cortar. Tem esse nome, pois durante sua customização são feitos cortes e desmontam-se peças e tudo o que é considerado supérfluo. Foram criadas dos anos 60 e são caracterizadas por serem motos baixas na parte de trás e altas na parte da frente. Suspensões rebaixadas (ou inexistentes), grafos longos e peças cromadas são as características fortes que definem uma Chooper.

Bobber: criado na década de 40, pelas marcas já consagradas da época como Harley Davidson , Indian e Triumph. São baixas e longas, to termo em inglês “long and low”, com pneus de banda branca e em rodas clássicas. Quanto aos guidões, há várias tendências, com guidões largos tipo “Flyer”, altos tipo “Ape Hanger”, curtos e retos, etc.

Rat-Bike: a modificação consiste na criação a partir de peças já desgastadas e velhas, acessórios oxidados de outras máquinas alheias ao motociclismo (às vezes surrealistas), o que faz com que a motocicleta funcione corretamente, mas com um aspecto decadente, sujo e velho. Essas motos tem relação com as máquinas do filme Mad Max.

Dresser: é a menos agressiva, em relação ao modelo original. Apenas consiste em substituir as peças e acessórios por outros de melhor estética e novas funcionalidades. Costuma-se cromar todas as peças e são usadas geralmente cores brilhantes e areografias de um nível artístico elevado.

Street Fighter: “guerra urbana”. São as mais diferentes de todas as categorias, porque são utilizados modelos desportivos, geralmente japoneses ou italianos, com materiais modernos tais como: fibra de vidro, fibra de carbono, alumínio, etc.. Ficou conhecida na década de 80, nas cidades saturadas de tráfego urbano. É caracterizada, principalmente, pela parte de trás rebaixada em ângulos exagerados, deixando à mostra os pneus largos e os poderosos tubos de escape. As cores variam desde as areografias mais delirantes até as mais sinistras, passando pelo sempre presente negro fosco.

Posts relacionados

linha mecanica magnetron

Linha Mecânica Magnetron

Apresentamos a nova linha de produtos Magnetron. Pensada cuidadosamente para manter sua moto sempre  preparada para encarar todos os desafios. Afinal, sua moto não é apenas um meio de transporte,…

Barbie motociclista Magnetron Motos

A Barbie também é motociclista!

Ninguém pode negar a tamanha influência da Barbie ao longo das gerações. E, nos últimos dias, a boneca mais famosa da cultura pop se tornou viral. Tal agitação se deve ao lançamento do filme…

mapa-da-moto-fazer-250-yamaha-magnetron-blog

A Magnetron possui peças para a Fazer 250?

Com uma frota de mais de 110mil motocicletas, o modelo Fazer 250 é perfeito para os amantes do mundo duas rodas que desejam aliar o lado urbano e o esportivo. Este modelo apresenta um ótimo…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x