Alguns dos sintomas perceptíveis do desalinhamento da moto são o desequilíbrio, a derivação nas frenagens e a irregularidade de um dos lados do pneu, quando um lado fica mais desgastado que o outro. O desalinhamento pode ocorrer nas rodas ou no chassi da motocicleta, e só podem ser medidos por meio de uma análise adequada. Procure sempre oficinas conceituadas, pois o equipamento utilizado para o alinhamento deve estar em perfeitas condições. Motos batidas ou que já sofreram acidentes podem estar desalinhadas. É preciso ficar atento a um golpe muito comum: encontrar motocicletas para venda ou troca com pneus novos. O dono pode ter trocado para esconder o desgaste desigual causado por empenamento e desalinhamento. Alguns motociclistas desinformados realizam uma autoanálise antes de fechar o negócio, só percebendo futuramente os danos.

Se a sua moto estiver desalinhada, você pode levar o maior tombo. Você sabe a hora de levar a sua para a manutenção? A nossa dica está aqui aqui: (link)

Quando devo fazer o alinhamento da minha moto?

– A cada troca de pneus;

– Se os pneus apresentarem desgaste excessivo ou em forma de escamas, ou quando um apresentar maior desgaste do que o outro;

– Quando houver vibração da moto e/ou trepidação das rodas;

– Se o guidão estiver duro;

– Quando a moto desviar e puxar para o lado quando os freios são acionados.

 

FONTE: Rock Riders