Blog

Como socorrer alguém que sofreu um acidente de moto?

Postado em: 29 abril, 2013

Infelizmente, no mundo motociclístico, acidentes acontecem com certa frequência. Apesar de diversas campanhas de conscientização, ainda existem muitos motoristas e pilotos imprudentes ou que dirigem sob efeito de álcool ou drogas. Além isso, outros fatores naturais podem contribuir para quedas e batidas, como chuvas, neblinas e pista escorregadia.

Por mais que façamos tudo para evitar acidentes, as vezes eles acontecem. Por isso, vamos dar algumas dicas importantes que podem ajudar você a salvar uma vida no caso alguma fatalidade.

Mantenha a calma e ligue para o Corpo de Bombeiros

Essa é a dica fundamental se você quer ajudar alguém: não importa como esteja a situação, mantenha a calma. Embora você vá prestar os primeiros socorros, é importante chamar pessoas especializadas para fazer um atendimento emergencial. Por isso, antes de atender a vítima, ligue para o corpo de bombeiros e passe todas as informações da localização onde o acidente ocorreu.

Cuidado com o sangue da vítima

Em acidentes envolvendo motos, é comum a presença de sangue. Nesse momento é importante lembrar que, se a vítima tiver alguma doença contagiosa, o contado do sangue com a boca, os olhos ou até mesmo a pele desprotegida, pode contaminar que está tentando ajudar. Evite ao máximo o contato direto com o sangue do acidentado.

Evite mover o corpo de quem sofreu o acidente

Em qualquer ocorrência onde há a possibilidade de traumas, devemos evitar mover o corpo do paciente para que não haja uma lesão mais grave na coluna.

Cuidado ao retirar o capacete da vítima

Muitas vezes, em um acidente envolvendo motociclistas, é necessário retirar o capacete da vítima. Para fazer isso com segurança, é necessário duas pessoas. Confira um passo-a-passo de como realizar esse procedimento:

1. O primeiro socorrista irá estabilizar a cabeça da vítima;
2. Nesse momento, o segundo socorrista, irá abrir a viseira para ter contato visual com a vítima e retirar os óculos, se houver;
3. Quando a cabeça estiver estabilizada, o segundo socorrista deverá tirar a faixa que prende o capacete no pescoço;
4. Assim que a faixa estiver solta, o segundo socorrista segura a nuca e a mandíbula (colocando a mão por cima do pescoço). Isso irá manter a coluna do acidentado segura;
4. Neste momento, o primeiro socorrista remove o capacete. Primeiramente tentando alargar as laterais. 5. Depois, oscilando “para frente e para trás”, para retirar o capacete de cima da boca, nariz e olhos;
6. Durante todo movimento, o segundo socorrista irá manter a estabilização da coluna cervical. Quando acabar o procedimento, ele não deve soltar a cabeça da vítima até a chegada do socorro.

Cuidado e bom senso

Todo procedimento de socorro deve ser feito com tranquilidade e segurança. Só realize essas manobras se for extremamente necessário e se você estiver confiante para isso.

Posts relacionados

65 Anos Magnetron – Histórias e Desafios: uma homenagem a quem faz parte dessa trajetória

Em 2025, a Magnetron completa 65 anos de história. São mais de seis décadas de desafios superados, inovações, conquistas e, acima de tudo, pessoas. Para celebrar esse marco, lançamos a série…

Lançamentos de Abril: Conheça a Nova Linha de Junção de Bico Injetor Magnetron

Em abril, a Magnetron inova mais uma vez, trazendo o lançamento da nova linha de junções de bico injetor, com 17 novos modelos para atender as principais motocicletas do mercado…

Falcão é o novo embaixador da Magnetron. Conheça os detalhes dessa parceria e como ela reforça a confiança da marca nas oficinas.

Falcão agora é Magnetron: parceria que inspira confiança

Falcão agora é o embaixador da Magnetron: Um novo capítulo na história da marca líder em peças de reposição para motos A Magnetron acaba de dar um grande passo. Em 2025, ano em que…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x