5 Coisas que todo mundo deveria saber sobre motos e motociclistas

magnetron
magnetron
10 jan 2013

Algumas informações podem salvar vidas. Esteja você atrás do volante ou atrás do guidão, interagir da maneira correta no trânsito, respeitar as leis e o próximo, podem fazer toda a diferença. Por isso, a Motorcycle Safety Foundation (MSF, 1973), uma fundação que tem como objetivo tornar as pistas mais seguras para motociclistas, elaborou algumas diretrizes que todo motorista deve saber sobre motos.
Aqui vão algumas delas.

 

  1. Mais da metade de acidentes fatais com motociclistas envolvem outros veículos. Na maior parte das vezes, a culpa é do outro motorista (e não de quem dirige a moto). Existem muito mais carros e caminhões do que motos nas ruas, e alguns motoristas não “reconhecem” as motocicletas (nem sempre intencionalmente).
  2. As motos podem facilmente ficar “escondidas” nos pontos cegos dos carros, devido à sua menor dimensão. Portanto, é necessária muita atenção na hora de trocar de faixa ou atravessar um cruzamento.
  3. Uma motocicleta pode estar próxima do que aparenta. Além disso, também pode ser difícil determinar a velocidade em que ela está, por isso, é bom sempre considerar que a moto está mais perto do que parece.
  4. Muitos motociclistas diminuem a velocidade ao reduzirem a marcha ou somente tirando a mão do acelerador, por isso, a luz de freio não se acende. É importante, portanto, manter uma distância segura da moto a sua frente. Lembre-se ainda de que, em cruzamentos, motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.
  5. Frequentemente, motociclistas ocupam uma posição na faixa de rolagem para que sejam vistos mais facilmente ou para evitar sujeira na pista. Eles não estão ali para se exibirem ou por “folga”. Portanto, se a moto estiver no canto, não divida a faixa de rolagem, isso será mais seguro tanto para ele quanto para você.


E aí, concordou com as “diretrizes”? Você faz isso também? Quanto mais os motoristas souberem e entenderem o comportamento dos motociclistas, mas acidentes poderão ser evitados.

Foto: Google

Fonte: For Car Drivers (MSF)

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação