5 conselhos ao motociclista iniciante

magnetron
magnetron
4 ago 2016

O status de iniciante tem prazo de validade curto. Ninguém começa nada já com a habilidade de um profissional, e o motociclismo não faz exceção à regra. Não é um bicho de sete cabeças, mas como qualquer outra atividade, requer prática e experiência.

É na rua que você vai aprender a se virar e superar as dificuldades, mas pra não sair por aí totalmente despreparado, juntamos algumas dicas pra te orientar nas primeiras jornadas. E para os motociclistas já das antigas, não custa relembrar algumas regrinhas de ouro. Confira:

1 – Use o equipamento certo

Faça um checklist de tudo que um motociclista responsável deve vestir para ficar seguro e confortável no trânsito. O capacete é obrigatório, e as luvas, calçados de cano alto, calça e jaqueta também fazem parte do senso comum para proteção. Se você está começando e vai dirigir uma moto pequena, não precisa muito mais do que isso. Exagerar nos equipamentos pode causar desconforto, principalmente porque pilotos iniciantes devem dirigir devagar, o que dispensa alguns itens que serão necessários mais pra frente.

2 – Saiba frear

Sim, acelerar é bem bacana, mas certifique-se de que você sabe utilizar os freios corretamente antes de sair galopando por aí. O freio dianteiro é o que deve ser ativado com mais intensidade para forçar as paradas. Para praticar, procure por um rua tranquila ou um pátio aberto e tente freadas sequenciais em baixa velocidade.

3 – Sempre sinalize

Usar o pisca é importante não só para garantir a sua segurança, mas também a dos outros ao redor. Sem ele, o trânsito seria um verdadeiro caos e os acidentes seriam infinitamente mais frequentes. Não tenha medo de usá-lo ainda que seja apenas para uma mudança de faixa. É preferível utilizá-lo demais do que deixar de sinalizar.

4 – Posicionamento ao guidão

É normal ficar nervoso nos primeiros dias de pilotagem e assumir uma posição desnecessariamente tensa ao guidão. Você, que é fera Magnetron, sabe que fazer isso não ajudará nada na sua performance. Procure assumir uma posição relaxada e natural. Mantenha os joelhos levemente pressionados contra o tanque e segure o guidão com firmeza, sem exagerar.

5 – Seja visto para ser lembrado

Regra de ouro para motociclistas: não seja invisível no trânsito. Tenha certeza de que os veículos ao seu redor repararam na sua existência e evite os pontos cegos dos espelhos. Usar roupas com cores chamativas também é bastante recomendado e cuidar das lâmpadas da moto é absolutamente obrigatório.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação