5 técnicas de pilotagem

magnetron
magnetron
1 ago 2016

O motociclismo é uma prática que requer habilidade. Mesmo quem está acostumado a rodar de moto todos os dias precisa estar constantemente atento às particularidades de cada movimento e procurar por técnicas de pilotagem que eliminem riscos desnecessários pelo caminho.

Confira dicas simples e eficientes para tornar sua experiência em duas rodas cada vez mais segura:

Posicionamento na moto

O posicionamento do corpo é uma carta determinante no desempenho do motociclista. Um posicionamento inadequado pode gerar desequilíbrio e má condução do veículo, diminuindo a segurança do piloto e a eficiência das mudanças de direção.

Para dirigir sua motocicleta com conforto e não arriscar a segurança, mantenha os pés paralelos em linha reta, com as pontas sobre a pedaleira. Quando precisar acionar o câmbio ou o freio traseiro, desloque os pés para frente e depois retorne à posição original.

Para evitar dores nas costas, mantenha a coluna ereta e pressione os joelhos contra o tanque. Lembre de deixar os braços relaxados e os cotovelos próximos ao corpo.

Garupa

O meio ambiente agradece à cada vez que você oferece carona, mas não esqueça de que o passageiro precisa se sentir tão seguro e confortável quanto você. Procure pilotar com mais suavidade, sem acelerar demais, e explique que ele deve acompanhar a inclinação das curvas com o movimento do corpo.

Faixa

Todo motociclista há de concordar que uma das grandes vantagens da moto é a de evitar aquele congestionamento às seis e meia da tarde. Entretanto, trafegar entre os carros pode ser perigo se você não tomar as medidas de segurança apropriadas. Lembre-se de que carros possuem pontos cegos e os motoristas nem sempre estão 100% atentos.

Trafegue no meio da faixa de rolagem e deixe as ultrapassagens como último recurso, de preferência apenas durante grandes congestionamentos. Ainda assim, faça essas ultrapassagens devagar e utilize o farol aceso e a buzina para sinalizar seu caminho.

Cruzamentos e conversões

São situações de grande risco para os motociclistas, por isso sempre reduza bem a velocidade e olhe para os dois lados. Lembre-se de que podem haver imprevistos como pedestres ou problemas no asfalto, e por isso fazer estas conversões em alta velocidade pode trazer consequências graves.

Obras

Atenção redobrada quando estiver dirigindo perto de uma obra. Reduza a velocidade, já que podem haver chapas metálicas escorregadias cobrindo buracos. Ultrapasse esses locais com cautela e esteja sempre atento à desníveis, principalmente quando o piso estiver molhado.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação