A popularização das motocicletas no Brasil.

magnetron
magnetron
28 abr 2015
cavalo-de-aco-tarcisio-meira

Fotos: Cedoc/TV Globo; Divulgação

Você lembra da primeira vez que viu uma motocicleta e pensou: “quero uma dessas para mim”? Talvez o responsável por isso tenha sido o Tarcísio Meira, claro, dependendo da época que você nasceu.

Bem no começo de 1973 estreou, na Globo, a novela Cavalo de Aço. Foi aí que toda essa paixão do brasileiro por motos começou! O protagonista da trama era o Tarcísio, que tinha três grandes paixões: uma jovem interpretada pela Glória Menezes, a segunda pela Betty Faria e sua tão amada motocicleta.

Não demorou muito para essa novidade se espalhar e a galera da época começar a desejar esse novo estilo de vida.

Deixando a novidade de lado, as motocicletas eram muito mais eficientes. Comparadas aos carros, elas davam menos problemas, não vazavam óleo e o melhor: era mais difícil deixar as pessoas na mão. Além de serem muito mais potentes comparadas a carros esportivos da época. Enquanto um Corcel GT VW SP-2 e um Puma chegavam a muito custo nos 150 km/h, os 67 cavalos da Honda CB 750 Four chegavam a 200 km/h.

honda_CB_750_Four

(Foto: Divulgação)

 

O grande problema nisso tudo é que nenhum modelo era fabricado no Brasil. Mas depois do nosso querido Tarcísio, tudo mudou. Grandes multinacionais começaram a se instalar no país. Em 1974, chegou a Yamaha e logo depois outras grandes marcas.

Essa nova onda conquistou a galera e não demorou muito para buzinadas ou piscadinhas de farol serem trocados nas ruas. Ser motociclista naquela época devia ser uma experiência completamente diferente e muito massa.

E você, teve uma moto nessa época ou ficou a fim de voltar no tempo com a sua?

Via G1 Motos. 

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação