Acidentes e Segurança em motocicletas, pt. 2

magnetron
magnetron
13 dez 2012

“Não há como improvisar em questões de segurança. A improvisação é perigosa, além de ser ineficiente”.  José Luiz Terwak, Gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

Como já dissemos neste blog, acidentes com motociclistas são uma triste rotina. Por isso, vamos dar mais algumas dicas de como evitá-los e manter-se sempre em segurança.

Para isso, é importante andar sempre de acordo com o local. Ou seja, se estiver na estrada, posicione-se no meio da pista e não “dispute” espaço com carros. (Você pode conferir um post só a respeito do comportamento na estrada clicando aqui!)

  • Respeite os limites de velocidade das vias – dentro e fora da cidade.
  • Permaneça em uma posição em que os outros motoristas possam ver você e não trafegue em velocidade pelos corredores, portanto, muita atenção na hora de costurar!
  • Não se deixe levar pela “preferencial”, ou seja, diminua sempre em cruzamentos, mesmo que você tenha a preferência.
  • Nunca pilote sob uso de remédios, álcool ou qualquer substância que possa alterar seu estado emocional ou seus reflexos.
  • Ande com equipamentos de proteção, eles podem evitar acidentes (como um óculos evita que uma pedrinha atinja seu olho) e, com certeza, irão minimizar suas consequências.

Essas são atitudes que você deve ter sempre em mente na tentativa de prevenir acidentes, no entanto, nem sempre, por mais prudente que sejamos, conseguimos evitá-los. Por isso, em breve, teremos um post com informações sobre o que fazer quando o acidente já ocorreu. Mas até lá, ficam 3 dicas simples, básicas e muito importantes:

  1. Calma – não é fácil, mas manter a calma fará toda a diferença (afinal, você já se acidentou, agora é hora de lidar com isso da melhor maneira possível).
  2. Socorro – preste sempre socorro às vítimas quando houver feridos (lembrando sempre que a omissão de socorro, além de irresponsabilidade, é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro).
  3. Médicos – apesar de oferecer os primeiros socorros, existem cuidados que devem ser sempre observados enquanto o serviço médico não chega ao local. Por não terem proteção suficiente, um acidente com motociclistas pode envolver a coluna ou apresentar diagnósticos não visíveis, como uma hemorragia interna. Por isso, espere o socorro profissional para mover um acidentado.

Sinalize!

 

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação