Acidentes e Segurança em motocicletas, pt. 3

magnetron
magnetron
29 dez 2012

Como dissemos em um posts anteriores (pt.1 e pt.2), mesmo com todos os cuidados, nem sempre conseguimos evitar acidentes. Por isso, quando ele já aconteceu, existem alguns procedimentos que podem ajudar você nessa hora. Após um acidente é comum ficarmos um pouco atordoados, o que significa que nada garante que você irá se lembrar das dicas a seguir , mas vai que, né…

Como o acidente mais comum a um motociclista é a queda, iremos abordar principalmente este tipo de acidente durante o post. No entanto, as dicas contidas aqui podem ser aplicadas a diversos tipos de acidente.

No trânsito:

Você caiu em meio a um tráfego intenso: fique calmo. Não tente correr para a calçada, pois essa pode mostrar-se como uma péssima opção. Os carros provavelmente já viram a queda e vão tentar desviar de você, mas não podem adivinhar para que lado você irá correr. Portanto, fique próximo da moto, se possível de pé. Assim, você acompanha o movimento dos carros.

A palavra de ordem é esperar. Espere:

  • até poder se movimentar bem;

  • até estar seguro para ir para a calçada ou sair da estrada;

  • até que o tráfego pare (isso deve acontecer) e só depois saia do local, sempre atento ao movimento dos carros.

O instinto natural é querer se afastar do local do acidente o mais rápido possível. O sentimento de confusão e os possíveis ferimentos da queda vão fazer com que se sinta inseguro e possa tentar sair correndo desesperadamente. Por isso a calma é tão importante nesse momento! Sair correndo pode deixar você exposto e mesmo causar algo mais grave ou custar sua vida ao te colocar em risco de um atropelamento

Na estrada, ficar no acostamento também não é a melhor opção, já que após o acidente pode ser que carros trafeguem por ali. Quando puder, portanto, saída da pista. Ao chegar em um local seguro, deite-se e espere por ajuda, evitando que pessoas não qualificadas prestem socorro desnecessário (como dissemos, nunca se sabe quais os danos o organismo pode ter sofrido).

Fora do trânsito:

Caso você se acidente em práticas de esportes motorizados (o ideal é não se aventurar sozinho) ou em locais onde não há tráfego de veículos, evite se mover. Aguarde ajuda na posição em que caiu e espero pelo socorro profissional.

Se você seguiu nossas dicas de viagem (veja aqui!), estará com um celular e números úteis da região em que você se encontra. Através dele, peça a ajuda do Corpo de Bombeiros (e órgãos credenciados) ou de algum conhecido.

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação