Acidentes e Segurança em motocicletas

magnetron
magnetron
24 nov 2012

Infelizmente, é mais comum do que gostaríamos  o fato de quase todo motociclista ter uma história de acidente (ou quase acidente) para contar. Equilibrar-se em sobre duas rodas a 100 km/h já é perigoso por si só e qualquer detalhe pode causar uma queda. Mas por que acidentes acontecem?

A pergunta poderia ter diversas respostas, no entanto, duas se destacam:

1. Por causa de uma condição insegura

2. Devido a um ato inseguro

As condições inseguras estão por todos os lados: um buraco, óleo na pista, um carro que força uma ultrapassagem ou uma falha mecânica. E o segundo ponto depende exclusivamente de nós: motoristas de carro, pedestres, motociclistas e todos que estão envolvidos no trânsito.

Pelo menos mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados se as leis estivessem sendo seguidas, se os envolvidos estivessem prestando a devida atenção, se as condições exteriores não fossem um problema, se não houvesse falhas mecânicas, se … Mas é preciso tirar o “se” desse caminho se quisermos evitar acidentes.

A imperícia, o abuso e o uso de substâncias que limitam os reflexos, como o álcool, também entram nessa lista de “infratores”.

Para evitar acidentes, alguns fatores são fundamentais

1. Segurança – é nisso que você deve pensar em primeiro lugar sempre.

2. Concentração – concentre-se naquilo que você está fazendo, caso contrário, sua moto pode se tornar uma arma contra você e as outras pessoas.

3. Respeito – respeite seus limites para que tenha a oportunidade de melhorá-los.

4. Leis – siga sempre as leis de trânsito.

5. Manutenção – realize manutenções periódicas e verifique itens de segurança, mantendo o pneu em bom estado e dando atenção ao sistema de freio e suspensão.

ATENÇÃO: muitos tombos acontecem devido à queda de objetos que carregamos no bolso, como celulares. Por isso, muito cuidado nessa hora. Caso deixe cair algo, mantenha a calma, pare em local seguro e só depois vá verificar seu pertence. Sua segurança e bem-estar devem ser sempre prioridade.

O seu comportamento na pista e também fora dele pode fazer toda a diferença ao evitar um acidente, por isso, atenção! E como dicas para prevenir acidentes nunca é demais, em breve, novos posts irão abordar esse assunto.

 

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação