Alongamento antes e depois da pilotagem.

magnetron
magnetron
5 fev 2014

Quer uma dica de como cansar menos ao andar de moto? Alongue-se! Quem cultiva o hábito de alongar algumas partes do corpo fica mais confortável e seguro sobre duas rodas. Isso porque, durante a pilotagem, algumas regiões são bastante exigidas. 

Alongamento antes e depois da pilotagem.

O peso do capacete, por exemplo, é concentrado no pescoço, que merece atenção especial. Para realizar manobras e curvas é importante manter o equilíbrio e a postura correta do quadril. Acelerar, acionar o freio dianteiro e a embreagem são movimentos que forçam bastante os punhos, os braços e os ombros. Acionar o freio traseiro e o câmbio ou dar a partida são ações que dependem do apoio de tornozelos e joelhos. Portanto, amigo, o negócio é reservar um tempinho para o alongamento, se não quiser conviver com dores e cansaço.

Com o objetivo de ajudar você a se preparar para essa tarefa, reunimos algumas dicas de como você pode alongar os pontos do corpo mais utilizados durante a pilotagem. São apenas 10 minutos que garantem bom aquecimento e flexibilidade. Vamos lá?

Alongamento antes e depois da pilotagem.

Imagem: Projeto Caminhar / Divulgação 

Pescoço

Gire cuidadosamente a cabeça para a esquerda e a direita. Em seguida, faça um movimento circular, deixando os músculos bem relaxados.

Pulso

Entrelace os dedos e faça um movimento circular com o punho.

Ombro

Com os braços esticados, faça um movimento circular para frente e para trás.

Braços

Estique o braço à frente do corpo, dobre o punho para baixo e pressione-o.

Cintura

Com as pernas semi-abertas e as mãos na cintura, gire o tronco para a direita e para a esquerda.

Tronco

Com as pernas abertas, leve o braço para cima da cabeça, flexionando o tronco para a esquerda e depois inverter, realizando o exercício para a direita.

Coluna

Com as pernas semi-abertas, abaixe-se esticando uma perna e flexionando a outra (com o calcanhar no chão).

Joelhos

Com os joelhos semi-flexionados, faça um movimento circular para a direita e a esquerda.

Tornozelos

Apoie-se no chão com a ponta dos pés e faça um movimento circular. Realize o movimento com os pés direito e esquerdo.

Antes e depois

Já sabe o que fazer antes de pilotar? Então repita tudo ao chegar ao destino final. Afinal, quem pilota uma moto fica muito tempo na mesma posição, o que pode causar cansaço e desconforto. Por isso mesmo, viagens muito longas pedem paradas para relaxar o corpo. Não deixe de fazê-las e garanta seu bem estar durante o percurso e depois da chegada.

Alongamento também para o garupa.

Outra dica dos instrutores é para o garupa, que apesar de não participar diretamente da pilotagem, deve fazer o alongamento para evitar desconforto, já que passa o trajeto inteiro na mesma posição.

 

Via Moto Esporte

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.