Choveu? Fique de olho nas dicas para uma pilotagem segura

magnetron
magnetron
18 nov 2014
foto-MC-AMS

(Foto: MC-AMS)

Pilotar na chuva pode ser uma tarefa difícil até para os motoristas mais experientes. Quando começa a chover na pista, a regra geral de segurança deixa claro: é preciso redobrar os cuidados de orientação espacial e condução.

Começou a chover? Fique tranquilo. Nós reunimos uma série de dicas pra aumentar a sua segurança na hora de trafegar em pista molhada. Se liga:

Frenagem

Sob chuva, as distâncias de frenagem aumentam e você precisa manter uma distância duas vezes maior dos veículos e pontos de parada.

franagem-na-chuva

Pedestres

Fique de olho nos pedestres que circulam pelas ruas. Em dias de chuva, eles costumam cortar pelo meio dos carros e aparecer de forma repentina nos corredores do congestionamento.

Tipo de piso

Evite trafegar em pisos de paralelepípedos. Eles costumam ficar muito mais escorregadios do que os outros tipos de estrada.

Canaletas

Atenção na hora de atravessar guias ou canaletas de água corrente. Elas formam enxurradas que podem causar o desequilíbrio da sua moto.

Derrapagem

Outra dica é usar o freio dianteiro com muito cuidado. Assim você evita freadas bruscas e evita a derrapagem.

O Secretário Geral do Centro de Estudos Avançados e Treinamento do Trânsito, Valmir Fernandes Nogueira, também compartilhou algumas dicas importantes para os dias de chuva:

A atenção começa nos primeiros pingos

A pior fase da chuva é no início, quando o asfalto ainda não foi lavado pela água e os resíduos formam uma película fina e escorregadia.

Capacete

Um ponto importante: quanto maior for a qualidade do capacete, menor é o embaçamento que diminui a visibilidade durante a chuva.

Guardou bem essas dicas? Agora você já sabe. Faça chuva ou faça sol, leve a segurança para onde você for.

Via Motonline.

 

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.