Como socorrer alguém que sofreu um acidente de moto?

magnetron
magnetron
29 abr 2013

Infelizmente, no mundo motociclístico, acidentes acontecem com certa frequência. Apesar de diversas campanhas de conscientização, ainda existem muitos motoristas e pilotos imprudentes ou que dirigem sob efeito de álcool ou drogas. Além isso, outros fatores naturais podem contribuir para quedas e batidas, como chuvas, neblinas e pista escorregadia.

Por mais que façamos tudo para evitar acidentes, as vezes eles acontecem. Por isso, vamos dar algumas dicas importantes que podem ajudar você a salvar uma vida no caso alguma fatalidade.

Mantenha a calma e ligue para o Corpo de Bombeiros

Essa é a dica fundamental se você quer ajudar alguém: não importa como esteja a situação, mantenha a calma. Embora você vá prestar os primeiros socorros, é importante chamar pessoas especializadas para fazer um atendimento emergencial. Por isso, antes de atender a vítima, ligue para o corpo de bombeiros e passe todas as informações da localização onde o acidente ocorreu.

Cuidado com o sangue da vítima

Em acidentes envolvendo motos, é comum a presença de sangue. Nesse momento é importante lembrar que, se a vítima tiver alguma doença contagiosa, o contado do sangue com a boca, os olhos ou até mesmo a pele desprotegida, pode contaminar que está tentando ajudar. Evite ao máximo o contato direto com o sangue do acidentado.

Evite mover o corpo de quem sofreu o acidente

Em qualquer ocorrência onde há a possibilidade de traumas, devemos evitar mover o corpo do paciente para que não haja uma lesão mais grave na coluna.

Cuidado ao retirar o capacete da vítima

Muitas vezes, em um acidente envolvendo motociclistas, é necessário retirar o capacete da vítima. Para fazer isso com segurança, é necessário duas pessoas. Confira um passo-a-passo de como realizar esse procedimento:

1. O primeiro socorrista irá estabilizar a cabeça da vítima;
2. Nesse momento, o segundo socorrista, irá abrir a viseira para ter contato visual com a vítima e retirar os óculos, se houver;
3. Quando a cabeça estiver estabilizada, o segundo socorrista deverá tirar a faixa que prende o capacete no pescoço;
4. Assim que a faixa estiver solta, o segundo socorrista segura a nuca e a mandíbula (colocando a mão por cima do pescoço). Isso irá manter a coluna do acidentado segura;
4. Neste momento, o primeiro socorrista remove o capacete. Primeiramente tentando alargar as laterais. 5. Depois, oscilando “para frente e para trás”, para retirar o capacete de cima da boca, nariz e olhos;
6. Durante todo movimento, o segundo socorrista irá manter a estabilização da coluna cervical. Quando acabar o procedimento, ele não deve soltar a cabeça da vítima até a chegada do socorro.

Cuidado e bom senso

Todo procedimento de socorro deve ser feito com tranquilidade e segurança. Só realize essas manobras se for extremamente necessário e se você estiver confiante para isso.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação