Dados e estatísticas sobre acidentes de moto

magnetron
magnetron
7 jan 2013

Uma pesquisa realizada na Europa reuniu em um relatório dados e estatístcias sobre acidentes envolvendo motocicletas. Você sabia, por exemplo, que 37% dos acidentes de moto são causados principalmente por erro do motociclista? O erro humano pode ser falta de atenção ou falta de habilidade. Entre os fatores secundários notados pelos pesquisadores, muitos motoristas pecaram por não ver o outro veículo, e também por tomarem uma série de decisões erradas na hora de fugir da colisão. Em 13% de todos os casos, houve uma falha de decisão por parte do motociclista.

Em contrapartida, em 50% dos casos, o fator principal que contribuiu para o acidente foi um erro humano por parte do condutor do automóvel, muitas vezes pelo fato de ele não ver o motociclista.

Em cerca de ⅓ dos acidentes, os motoristas, tanto de carros quanto de motos, não levaram em conta o perigo de uma via obstruída, por exemplo, por um caminhão estacionado bloquando sua vista.

Um fato bastante interessante revelado pela pesquisa é que 90% de todos os riscos aos motociclistas estavam posicionados à frente deles. Isso não significa, é claro, que você deve checar com menos frequência seus retrovisores, de jeito nenhum. Significa, apenas, que o que está à sua frente deve ser observado com muita atenção.

Foto e Fonte: The Lazy Motorbike

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação