Destinos para ir de moto: Praias de Santa Catarina – Parte I – São Francisco do Sul, Penha e Piçarras

magnetron
magnetron
31 maio 2013

Para quem quer curtir a vida à beira-mar e ter contato com a natureza, Santa Catarina é um verdadeiro paraíso. São mais de 500 quilômetros de litoral com baías, enseadas, manguezais, lagunas e centenas de praias. A região ainda é uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Brasil.

Para que você possa programar suas férias de verão, elaboramos um especial com as praias catarinenses mais bacanas. Como boa parte deste trajeto é em estradas duplicadas isso se torna um atrativo ainda maior para viajar sobre duas rodas.

Confira a primeira parte deste especial com as cidades de São Francisco do Sul, Penha e Piçarras.

São Francisco do Sul

Fundada em 1504, São Francisco do Sul é a primeira cidade de Santa Catarina e a terceira do Brasil. Seu centro, tombado pelo patrimônio histórico, possui um conjunto de 150 casas, muitas delas contendo algumas centenas de anos. Essa paisagem fica ainda mais linda por causa da Baia da Babitonga que contrasta com as construções antigas.

Quando passar por aqui, não deixe de visitar o Museu Nacional do Mar, o único museu de embarcações do Brasil. Ele possui um amplo acervo de livros, louças, instrumentos de navegação e embarcações, como jangadas, canoas botes e até o barco Paraty I, veículo com o qual Amyr Klink atravessou o Atlântico.

Ainda no centro, visite o Mercado Municipal, Museu Histórico e a Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Graça.

Outro local que merece ser conhecido é o Forte Marechal Luz, uma estrutura que começou a ser construída em 1909 com o objetivo de proteger a cidade de possíveis invasões e até hoje é controlada pelo Exército.

As praias da região são belíssimas. Os destaques ficam com a Praia Grande, que possui cerca de 25km e é palco do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil; a Praia da Saudade (ou Prainha) que é um grande ponto de surfe. Aqui também estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada. Já a Praia da Enseada é a melhor opção para quem gosta de curtir o mar calmo, fazer passeios de escuna, caiaque ou banana-boat.

A Praia de Itaguaçu é uma das mais bonitas e prestigiadas pelos veranistas. Suas águas claras e agitadas transformam o local num belo point para praticantes de surf e pesca de arremesso. Próximo ao costão do Morro João Dias, existem areias monazíticas que são procuradas devido às suas propriedades medicinais.

Anualmente, no mês de Abril, ocorre o Moto São Chicão, evento internacional de motociclismo que possui uma programação diferenciada para os amantes das duas rodas.

Penha

Além das belas praias que convidam para um banho de mar, um dos pontos que mais atraem turistas nesta cidade é o famoso parque temático Beto Carreiro World, o maior centro de lazer da América Latina e quinto no mundo. Quem visitar o parque irá encontrar brinquedos modernos e radicais, apresentações de shows ao vivo, ambientações e zoológicos. Para você, que gosta de adrenalina, a dica é assistir o novíssimo Velozes e Furiosos Show! O espetáculo deve fazer sua estreia nos próximos dias.

Outros locais que merecem ser visitados é a Capela São João Batista, uma estrutura original de 1759 que possui uma vista para a Baía de Itapocorói; a Ilha Feia que, diferente do nome, é belíssima e possui ótimos locais para pesca e mergulho; já a Praça da Armação e do Quilombo são o ponto de encontro dos turistas. Aqui estão os maiores eventos culturais e artísticos da cidade.

Na área litorânea, a dica é curtir a Praia Alegre, local de mar calmo e ideal para passeios de barco e esportes náuticos, como canoagem e Wind Surf. A Praia da Armação encanta por suas águas límpidas e é considerada uma das melhores para banho. A bela vista para a Ilha da Feia também é uma das atrações. A Praia Grande e a Praia do Quilombo são destinadas para quem gosta de Surf. Já a Praia da Saudade (que, assim como em São Francisco do Sul também é conhecida como Prainha), é considerada das mais bonitas do balneário.

Piçarras

Coladinha com o município da Penha, Piçarras possui uma boa infra-estrutura e oferece bons restaurantes, bares, casas noturnas e, claro lindas praias.

Quando passar por essa região, não deixe de conhecer as Ilhas Itacolomi: dois rochedos localizados a cerca de 7km que é habitat natural de aves marinhas que ali se reproduzem.

O balneário de Piçarras possui 3 praias e todas elas tem seus atrativos e merecem ser visitadas. A Praia de Piçarras é composta de 8km de areias claras e um mar límpido. O local é ideal para prática de esportes náuticos e pescarias. Já a Praia das Palmeiras possui uma faixa de areia estreia e águas calmas. É ideal para canoagem e windsurf. Por último, a Ponta do Jacques é quase deserta e cercada por vegetação nativa. O local possui ondas bacanas para quem gosta de surfe.

Curtiu a primeira parte de nosso especial? Aguarde que em poucos dias continuaremos falando de Balneário Camboriu, Bombinhas e Porto Belo.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação