Destinos para ir de moto: Serras Catarinenses e Gaúchas – Parte II

magnetron
magnetron
3 maio 2013

Já conferiu a primeira parte deste post que fala da Serra do Rio do Rastro, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages? Se ainda não viu, confira aqui. Agora chegou a hora de falarmos um pouco das cidades gaúchas que fazem parte dessa região.

Se o inverno brasileiro é lembrado por causa da Serra Gaúcha, não é a toa. Além das baixas temperaturas, incomuns no país, a região explora a estética do frio como um ingrediente turístico. A Serra Gaúcha toma para si o conceito de estação gelada e atrai visitantes através de uma gastronomia refinada, hotelaria de primeira e paisagens cinematográficas.

Entretanto, como você descobriu na primeira parte deste post, não é só de frio que vive a beleza e o turismo dessa região. Assim como a Serra Catarinense, a Serra Gaúcha também possui diversas atrações intensas que contam com a prática de esportes radicais, roteiros de enoturismo, visitas a redutos religiosos e muitas opções de compras. A proximidade entre suas cidades reforçam o convite de você visitar essa região sobre duas rodas: em uma semana pilotando por aqui, você pode conhecer cerca de 10 ou 12 cidades percorrendo uma distância menor que 400 quilômetros.

A cidade mais turística da Serra Gaúcha é Gramado. O município investe periodicamente em festas e eventos que renovam o astral região. A cada ano, surpresas se mesclam aos tradicionais eventos como o Natal Luz, Festa da Colônia, Festival de Cinema e Chocofest.

Em Gramado, pessoas de todas as idades se divertem. Crianças brincam com criaturas mágicas como o Papai Noel e o Coelho Conde Guloseima. Motociclistas que fazem essa viagem podem abandonar alguns instantes as 2 rodas para fazer um test drive em máquinas como Ferrari, Porsche ou Lamborghini, automóveis disponíveis para test-drive.

Para quem vai viajar acompanhado, Gramado tem atrações românticas que agradam os casais apaixonados. O clima frio, a beleza dos jardins de hortênsias azuis, a gastronomia repleta de opções de fondues e chocolates, as lareiras e piscinas térmicas tornam o clima perfeito para aproveitar bons momentos a dois.

Se você é o tipo que gosta de explorar a natureza, uma dica é fazer um roteiro de agroturismo. A bordo de um ônibus antigo, você passará por diversas propriedades rurais de imigrantes italianos e alemães. O roteiro ainda existem alambiques com direito a degustação de cachaças artesanais, muita área verde e cachoeiras belíssimas.

Coladinha com Gramado, há menos de 20 minutos, está a cidade de Canela. O município, que se destaca pelos pinheiros, matas e parques, também posusi atrações que encantam os turistas.

O Vale da Ferradura tem um mirante belíssimo. Se você fizer o perfil mais aventureiro, pode arriscar uma escalada em um cânion de 420m de profundidade. O parque ainda conta com churrasqueiras, playground e trilhas com cachoeiras.

Outra atração que deve fazer parte de sua viagem é o Parque do Caracol. O espaço abriga uma cascata de mesmo nome e possui uma queda de 131 metros. Para chegar à base da cachoeira é preciso percorrer uma escada ecológica de 927 degraus. Quando estiver indo para lá, dê uma parada no Castelinho Caracol, uma das primeiras casas de Canela. A construção foi feita sem a utilização de pregos, usando somente madeiras de encaixe. Dentro funciona um museu e uma casa de chás.

A bordo de sua motocicleta explore o centro das cidades. Sem dúvida você irá aproveitar a paisagem repleta de casas com arquitetura alemã e italiana. Um destaques é a Catedral de Pedra em Canela. Seu estilo gótico e imponente, seus 12 sinos e 65 metros de altura, faz da construção uma obra deslumbrante.

Curtiu o destino? Calma que ainda tem mais! Aguarde que no próximo post falaremos das cidades de Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Três Coroas.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação