Dica de pilotagem: Sombras te ajudam em ultrapassagens!

magnetron
magnetron
28 jul 2015

Olá leitores do Blog Nação Duas Rodas! Bem vindos à mais uma dica de pilotagem, especialmente direcionada a quem deseja obter mais performance, e pilotar com mais conforto e segurança. A dica de hoje, quando aplicada, te ajuda a ultrapassar no tempo correto, ao observar se há espaço ou se existem carros que não podem ser vistos pelo piloto.

 

É tudo sobre as sombras: se você não consegue observar o que está na frente do que está na sua frente, a penumbra formada pelo objeto (dependendo da posição do sol) lhe informará sobre a existência ou inexistência de um obstáculo.

 

Uma coisa que incomoda muitos motociclistas, por exemplo, é a presença de grandes caminhões na pista, pois eles obstruem a visão, além de espalhar detritos, fumaça e poeira que atrapalham a pilotagem. Ultrapassá-los pode ser perigoso, já que não há visibilidade alguma durante a maioria do tempo.

 

Entretanto, se você conseguir observar as sombras dos veículos projetada no asfalto, conseguirá determinar a presença de veículos, a distância aproximada entre eles, podendo (ou não) realizar a ultrapassagem. Observe a imagem:

 

 

E se o sol estiver do lado oposto, a checagem deve ser feita pelo lado direito. Entretanto, NUNCA ultrapasse pela direita, pois lá ficam os veículos parados ou mais lentos.

 

Já nas cidades, é possível utilizar essa técnica para evitar a colisão com pedestres que atravessam as estradas e rodovias pela frente dos veículos maiores, enquanto estes estão parados.

Gostaram? Semana que vem tem mais.
Mag-Abraços e até a próxima!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação