Dicas de manutenção periódica

magnetron
magnetron
10 nov 2012

Pressão dos pneus

Pneus que não estejam corretamente pressurizados podem se tornar um grande problema para você e também para o trânsito. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre os fatores que influenciam na pressão do seu pneu e de quando é o momento ideal para calibrá-los.

A temperatura é um aspecto muito importante na variação da pressão dos penus. A cada 5,6 graus, existe a variação de 1 libra (psi) na pressão. Assim, se a temperatura sobe, a pressão também deve subir e vice-versa.

Para cada modelo de motocicleta existe uma pressão ideal do pneu e condições de carga. Você pode conferir essas informações no manual da sua moto e na lateral dos pneus (no entanto, alguns pneus mostram só o limite máximo). Não se esqueça de que o peso transportado na moto influi nos valores de calibragem, por isso, fique atento.

 

Troca dos pneus

Geralmente, pneus originais aguentam cerca de 10 mil km nas motos esportivas e 12 mil km nas outras, mas independente disso, deve-se estar atento às condições de cada pneu. Se você perceber que eles estão sem friso na faixa central é hora de trocá-los!

A instabilidade, especialmente em curvas, também é sinal de que pode haver algo errado com os pneus. Primeiro, examine a calibragem. Se estiver tudo bem, desconfie do desgaste.

E quando chega a hora de trocar o pneu, alguns cuidados são básicos, como procurar sempre trocá-lo em máquina de montagem, especialmente se forem rodas raiadas.

ATENÇÃO: Não se esqueça de que os pneus vêm de fábrica com uma camada considerável de cera, o que é bastante escorregadio. Isso significa que tracionar ou forçar uma curva tem grandes chances de ocasionar uma queda.

 

Mas chega então a dúvida… como escolher o pneu certo? Existem diferentes tipos, os mais duros – que duram mais mas são menos eficazes quando usados no limite – e os mais macios – que duram menos mas que “chicletes” no asfalto.

Aí vale ponderar suas necessidades, o estilo de sua moto e escolher o pneu que te trará melhores resultados.

 

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação