Dicas de manutenção periódica: velas e cabos de ignição

magnetron
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1 dez 2012

Hoje iremos tratar de um assunto bem específico e importante aqui no blog, a manutenção das velas e dos cabos de ignição, componentes que merecem cuidado e devem ser inspecionados periodicamente a fim de evitar maiores complicações.

Por isso, com o expertise de quem é líder em sitemas de ignição na América Latina, a Magnetron dá as dicas sobre o assunto.

O funcionamento do motor causa um desgaste contínuo nas velas de ignição, por isso a necessidade de examinar as peças de tempos em tempos. Mas que problemas podem surgir desse possível desgaste? Os principais deles são:

  • irregularidades no funcionamento;
  • falhas durante retomadas;
  • dificuldade na partida;
  • aumento da emissão de poluentes;
  • alto consumo de combustível.

 

Cada veículo vem com seu plano de manutenção e garantia, no entanto, caso sua moto seja utilizada em condições que exigem muito dela, como um trânsito intenso – como o das grandes cidades -, a revisão deve ser feita com maior frequência.

Nesses casos, ao invés da substituição da vela a cada 20 mil km rodados, o ideal é que ela seja trocada com a metade da quilometragem, ou seja, 10 mil km. Isso porque, enquanto parado no engarrafamento, o veículo continua funcionando e, portanto, sofrendo um certo desgaste, mesmo sem o aumento no indicador de quilômetros rodados.

Com frequência, a falha de ignição, quando no começo, não é percebida pelo motorista, e só ocorre em cargas parciais e retomadas de aceleração. No entanto, a partir do momento em que essa falha se torna perceptível, quer dizer que ela já vem acontecendo há bastante tempo.

Além da indicação da quilometragem, pode-se checar se a vela precisa ou não ser trocada através de uma inspeção visual dos eletrodos.

O que o desgaste causa na vela?
A vela nova possui os chamados “cantos vivos”, que proporcionam um efeito de pontas e aumentam, assim, a ignibilidade (que é a facilidade em saltar a centelha da vela). O desgaste nesse cenário causa um arredondamento nos eletrodos, aumentando a folga entre eles. Isso pode causar um aumento na tensão necessária pra que a centelha mencionada acima ocorra.

Dessa forma, vários componentes do sistema de ignição – como tampa do distribuidor, cabos de ignição, rotor e até o transformador – podem ser danificados.

Assim, a melhor opção é inspecionar suas velas a cada 10.000 km rodados.

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