Dicas de Pilotagem I

magnetron
magnetron
22 out 2012

Esse post é especialmente para os iniciantes no universo das motos. Mas, por mais experiente que o piloto possa ser, é sempre bom relembrar alguns fatores importantes para quem leva a vida sobre duas rodas!

Freio

Sempre exige extremo cuidado, independente da velocidade em que o motociclista se encontre. Alguns aspectos, como a inclinação e as condições da pista, influenciam diretamente no resultado e no modo de frear.

Enquanto dirigimos uma moto, todo o nosso peso se desloca para a frente, impulsionando-a a permanecer em movimento (inércia). Dessa forma, o ideal é frear com as rodas dianteira e traseira ao mesmo tempo, em uma proporção de 70% com a roda da frente e 30% com a roda de trás.
*O freio que realmente faz a moto parar é o da frente.

ATENÇÃO: é preciso cuidado para não prender o freio e bloquear a roda.

Como manda o bom senso e as leis da física, a aplicação do freio deve ser gradual e constante até que a moto desacelere completamente. Além disso, o ideal é sempre frear quando seu corpo estiver na posição vertical, evitando frear em curvas – inclinado.

Frear somente com a roda da frente ou com a de trás pode causar um desequilíbrio. Por isso a importância de reduzir progressiva e suavemente no freio motor, bem como os freios dianteiro e traseiro.

ATENÇÃO 2: O correto é frear antes das curvas e não no decorrer delas.

 

Sinalização do freio

No trânsito não podemos adivinhar o que as pessoas pretendem fazer, por isso a sinalização é tão importante. Dirigindo uma moto, onde qualquer deslize pode se transformar em um acidente, é ainda mais fundamental que não nos esqueçamos de sinalizar nossas ações.
Para o freio, uma dica é “beliscar” o freio uma ou duas vezes antes de frear propriamente. Isso irá alertar o motorista de traz e deixará você em segurança.

 

Foto: Google

Fonte: Águias do asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.