Dicas

Dicas de Pilotagem IV

Postado em: 26 janeiro, 2013

Mais dicas pra você tirar o melhor da sua moto! Hoje, um movimento contrário que vai te levar pra frente e um problema típico de quem pilota.


Buracos

O esquema para se ver livres dos estragos causados por buracos é simples: evite-os. Mas a gente sabe que nem sempre isso é possível, né? Por isso, quando não der pra desviar, freie o quanto antes você puder, nunca deixando para frear sobre o buraco. Frear nessas ocasiões pode travar a roda dianteira e catapultá-lo.

Então a dica é a mesma para qualquer desnível considerável: levantar-se do banco. É necessária uma atenção especial para pneus sem câmara, que podem esvaziar muito rapidamente se o aro for entortado.


Esterçar

Também chamado de “contra-esterço”, é um termo que não é conhecido por todos os motociclistas e o movimento consiste em virar o guidão no sentido contrário ao da curva. Apesar de parecer loucura, não é! E você pode confirmar isso a partir de um teste simples: enquanto estiver andando em uma reta de pista larga, empurre de maneira lenta e suave o guidão para a esquerda e observe o resultado surpreender você. A moto irá se inclinar levemente para o sentido contrário, a direita.

Fazer essa manobra em uma curva oferece uma sensação muito boa para o piloto. A moto fará o movimento mais suavemente e leveza, sem escapar de frente – o que pode ser comum com motos pesadas.

ATENÇÃO: O deslocamento será maior quanto mais rápido você estiver. Por isso, é preciso de cuidado. Ao começar a curva, vire suavemente o guidão no sentido contrário. A moto irá se inclinar mais facilmente para dentro da curva conforme você esterçar, assim, é possível eregular o raio da ação ampliando ou reduzindo o movimento.

Se estiver no meio da curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta reduzir gradativamente o esterço.

Essa é uma dica que vale experimentar, com muito cuidado. O resultado é bem bacana!

A explicação

O resultado do movimento de esterçar o guidão tem uma explicação física: o deslocamento do centro de gravidade da moto e o efeito “giroscópico” que surge em velocidades acima de 35 km/h e e aumenta conforme for maior a velocidade. Esse é um fenômeno criado pelo movimento das rodas da moto e que a mantém em pé e em linha reta enquanto houver movimento e velocidade.

 

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

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