Dicas de segurança para passageiros na garupa.

magnetron
magnetron
9 set 2014

seguranca_para_passageiros_na_garupa

 

Quem já está acostumado com as pistas sabe bem que a motocicleta se comporta de um jeito diferente com um passageiro na garupa.

Por isso, antes de oferecer uma carona, é importante ficar atento a uma série de fatores que sofrem a influência do peso do passageiro extra. Fique de olho nas dicas elaboradas pelo CESVI BRASIL, o Centro de Experimentação e Segurança Viária:

FRENAGEM

Mais peso, mais força.

O peso extra altera tanto o centro de gravidade quanto a distância total de parada durante a frenagem. Quando estiver acompanhado, pode surgir a necessidade de colocar uma força maior no freio traseiro e dianteiro da moto.

ACELERAÇÃO E CONSUMO

Mais intensidade na hora de acelerar.

O peso da companhia da moto pode exigir uma potência maior do motor e, consequentemente, uma aceleração maior. Isso influencia na diferença de consumo do combustível.

CURVAS

Movimentos em equilíbrio. 

Na hora de fazer curvas na pista, é importante que o passageiro e o piloto estejam em sintonia. Por isso, o passageiro deverá realizar a mesma movimentação que o piloto. Atenção: o controle de inclinação da moto é sempre do piloto.

CALIBRAGEM DO PNEU

Sempre bom lembrar.

Importante: antes de levar um passageiro na garupa, verifique no manual da motocicleta qual é a calibragem adequada.

SUBINDO E DESCENDO DA MOTO

Embarque e desembarque com mais segurança

A dica vale para toda vez que o passageiro for subir ou descer da moto. Neste momento, o piloto deve manter os dois pés fixos no chão e o freio dianteiro acionado, assim são evitadas movimentações e inclinações da motocicleta.

Outro ponto fundamental é o cuidado com o escapamento: não é recomendando subir pelo lado dele, pois isso evita acidentes e queimaduras.

Pronto. Agora é só seguir essas dicas e rodar por aí com muito mais responsabilidade. Sua carona agradece!

Via Motonline.

 

 

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação