Dicas de Viagem – posicionamento e velocidade na pista

magnetron
magnetron
11 dez 2012

As dicas para a sua viagem de hoje envolvem a pilotagem nas estradas. O motociclista deve viajar perto do acostamento, ficar no “cantinho” ou assumir sua posição como se fosse um carro? Confira aqui qual o melhor posicionamento a ser adotado durante sua trajetória para que você faça uma viagem segura e agradável.

Velocidade

Respeite sempre os limites de velocidade e, em caso de chuva, reduza para uma velocidade na qual você se sinta seguro pilotando. Nas curvas o ideal é inclinar a moto bem menos do que o normal e é preciso atenção para óleo na pista.

Se seus pneus não estiverem em condições de andar na pista molhada, pare e espere a chuva passar.

Na estrada

Mão-dupla: ocupe sua faixa e posicione-se no espaço em que estaria um carro, não viaje próximo ao acostamento, pois, assim, você evita a tentativa de um veículo maior se posicionar ao seu lado.

Ultrapassagem: só ultrapasse com segurança e quando houver espaço para que você retorne à sua pista. Nem sempre o motorista irá ceder espaço para que a moto volte à pista e você pode acabar “preso” entre as duas pistas. Nem é preciso dizer o quanto isso é perigoso. Portanto, atenção!

Mão única, duas pistas: aqui a dica também é a mesma, posicione-se no espaço relativo a um carro. Assim como os carros, você irá trafegar normalmente pela direita e usar a faixa da esquerda só para ultrapassagens. Não se esqueça de conferir o retrovisor antes de mudar de faixa.

ATENÇÃO: é preciso muito cuidado com a incidência de óleo na pista da direita, onde trafegam os caminhões.

Mão única, três pistas ou mais: semelhante às estradas de duas pistas, mas dependendo do movimento, você pode trafegar pela pista do meio. Mas nesse caso é imprescindível dobrar a atenção quanto ao movimento próximo de você, já que não é incomum os carros ultrapassarem você pela direita.

 

Por isso, ocupe seu espaço e boa viagem!

 

Foto: Google

Fonte: Águias do Asfalto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação