Dicas para pilotar uma moto na chuva, pt. 1

magnetron
magnetron
8 dez 2012

A partir de agora até o fim do ano, é provável que a quantidade de chuva só aumente. Por isso, quanto mais dicas de como proceder e pilotar sua moto em dias de chuva, melhor! Então vamos lá, ligue o sinal de alerta, siga as recomendações de especialistas.

Sujeira no asfalto – quando a chuva começa, toda a sujeira do asfalto acaba se misturando e formando uma perigosa pasta. Isso, claro, favorece a derrapagem. Por isso, é necessário diminuir a velocidade, mas não exageradamente. Procure andar no mesmo ritmo que os carros a sua volta.

Profundidade mínima dos sulcos dos pneus – no piso molhado, seus maiores aliados podem ser os pneus. Mas para isso, é preciso estar atento a seu desgaste e aos indicadores de profundidade que existem nos pneus (T.W.I = tread wear indicator = índice de desgaste do pneu). Os sulcos são fundamentais na hora de pilotar no chão molhado, uma vez que são responsáveis pelo escoamento da água que se acumula no piso.

Poças d’água  – evite-as! As poças d’água podem esconder buracos, assim, nunca se sabe o que pode haver sob elas. Uma poça pode ter 5 cm ou 50 cm de profundidade, por isso, o ideal é descer da moto e empurrá-la. Mas mais do que isso, poças podem provocar aquaplanagem.

Curvas – Quando pegar uma chuva na cidade, evite o canto interno das curvas, pois é por ali que circulam os veículos pesados, ou seja, é um local mais provável de haver vazamento de óleo diesel e outros combustíveis que deixam a pista ainda mais escorregadia.

Tempestade – uma chuva muito forte pode esconder os perigos do asfalto, além de prejudicar a visão de todos os motoristas. Por isso, quando a chuva vira tempestade, a dica é esperá-la passar. Claro que aumentar a distância entre os veículos é válido e necessário, mas o recomendado mesmo é aguardar o tempo necessário para que a chuva “lave” a pista.

Faça chuva, faça sol, o importante é permanecer em segurança!

Foto: Google

Fonte: Infomoto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação