Dicas para você comprar sua moto – Parte I

magnetron
magnetron
8 abr 2013

Depois de meses de pesquisa, economia e planejamento, chegou o grande momento: você vai comprar uma moto ou trocar o modelo que possui. É nessa hora surgem dúvidas capazes de tirar seu sono. Para ajudar a colocar suas ideias no lugar, vamos dar dicas importantes para quem quer comprar a primeira ou a vigésima moto.

Cuidado com seu dinheiro

Sem dúvida, dinheiro é o mais prosaico dos problemas. O mais óbvio dos conselhos (e o melhor) é conter ao máximo o endividamento. O ideal é segurar seus desejos e pensar em um modelo que seja pago sem muito sacrifício. Vale lembrar que motos, assim como carros, são bens sujeitos a forte depreciação e não devem ser vistos como investimento.

Outra dica é não se iluda na hora de comprar pensando que seu única despesa será o veículo. Coloque na ponta lápis os custos de manutenção, seguro e equipamentos de segurança. Eles vão fazer a diferença para limitar alguns dos modelos que você tem em mente.

Analise seu padrão físico

Alto, baixo, magro ou pesado. O espelho é um bom amigo para você escolher o modelo ideal de motocicleta. Se você tem 2 metros de altura e seu peso beira os três dígitos não é qualquer moto que irá garantir sua segurança.

A capacidade de frear e contornar curvas é influenciada pela sua massa corpórea. Logo, se você é grandão, fuja dos modelos pequenos. O mesmo serve para o oposto: se você não é uma pessoa de estatura privilegiada jamais pense em comprar uma moto alta. Colocar os pés no chão de forma rápida é algo fundamental para sua segurança.

Potência ideal

Lembra de um slogan de uma marca de pneus? “Potência não é nada sem controle”? Isso também serve para escolher sua motocicleta.

Talvez seja frustrante, mas não é recomendável comprar um modelo superpotente se essa for sua primeira moto. O ideial é ganhar alguns quilômetros de experiência antes de pensar em modelos mais arrojados. Lembre-se: motos superesportivas só são realmente aproveitáveis por superpilotos.

Embora estes modelos sejam mais belos e sedutores, elas nunca terão toda sua funcionalidade disponível para o uso diário. Existem limites em ruas e rodovias que obrigam o piloto a manter uma velocidade mais baixa. A posição de pilotagem também foi criada para uso em pistas e ficar assim no dia-a-dia pode ser desconfortável.

Aguarde nossos próximos posts e acesse o Nação Duas Rodas diariamente. Em breve postaremos a mais dicas.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação