Do que é composta uma motocicleta?

magnetron
magnetron
20 mar 2013

A tecnologia não é novidade entre as duas rodas. Atualmente, as motocicletas vêm equipadas com inúmeros componentes de última geração que facilitam ainda mais a pilotagem. Mas existem aqueles que são básicos e que permaneceram os mesmos ao longo dos anos. Você sabe quais são?

Motor

O coração da motocicleta!
Geralmente encontrado a gasolina de 4-tempos. Também pode ser monocilíndrico ou com até quatro cilindros (talvez mais). As motocicletas mais antigas – e muitas motos de corrida – usam unidades de dois-tempos que alcançam forças incríveis para o seu tamanho. O motor é desenhado para queimar óleo, por isso o regulamento de emissões restringiu as vendas nos últimos anos. Para se adequar a isso e pensar em métodos mais sustentáveis, algumas scooters agora possuem motor elétrico.

Rodas e Pneus

No final de 1800 as rodas das primeiras motocicletas eram feitas de madeira com pneus de ferro. Elas foram substituídas logo depois por rodas de metal e pneus de borracha.

Para facilitar a pilotagem, com o passar dos anos as rodas e pneus ganharam desenhos mais leves e fortes, oferecendo uma borracha dupla ou multicomposta, que ajuda no equilíbrio e segurança do motociclista.

Transmissão

Existem dois tipos de transmissão: corrente e coroa. A corrente é a forma mais comum adotada por motocicletas mais populares. Já a coroa é encontrada em motocicletas mais modernas.

A coroa mais usada é simples e com sistema de roda dentada (leve e razoavelmente segura, mas requer ajustes e lubrificação regulares). As motos modernas de turismo, usam um sistema de coroa, que tem como vantagem a baixa manutenção e o aumento da segurança. Porém, esse sistema é muito pesado e não é visto em muitas motocicletas de rua.

Chassis

Existem vários tipos de chassis que vão do tradicional “berço individual” ao chassis perimetral.

O chassis de berço é feito de um único tubo principal de aço sobre o motor e tubos menores embaixo do motor. Este design é usado em modelos off road e em cruisers. Já o chassis perimetral é composto por dois braços fortes de alumínio que conectam a cabeça da direção ao braço traseiro.
Há também o chassis de espinha dorsal – um desenho simples onde o motor é pendurado por um tubo grosso principal.

A Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, expõe, todos os anos, uma informação sobre os custos do processo produtivo por grupo. Acompanhe o gráfico a seguir, de 2012:

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação