Farol de xenon: só se for original de fábrica

magnetron
magnetron
17 jan 2014

Pensando em trocar os faróis da sua moto? Vamos iluminar um pouco suas ideias sobre a famosa polêmica que envolve a instalação dos faróis a gás xenônio, o popular “xenon”. Essa mudança quase sempre permite o aproveitamento do globo óptico original (concebido para lâmpadas halógenas), substituindo-se apenas a lâmpada por outra a gás. Mas existem muitos fatores a serem considerados.

Farol de xenon: só se for original de fábrica

Moto com faróis de xenônio | Imagem: divulgação

Entenda como funciona o farol xenon

Diferentemente dos faróis comuns, com lâmpadas que geram luminosidade através da incandescência de um filamento, o farol xenon se utiliza de um bulbo cheio de gases, sendo o principal deles o gás xenônio (daí o nome desse farol). O princípio é parecido com o de uma lâmpada florescente doméstica, sendo necessário um reator. Mas, o globo óptico original da maioria das motos não foi projetado para usar tal lâmpada e o que se vê é a dispersão de fachos de luz para todas as direções, o que além de incomodar seriamente ou outros motoristas, coloca em risco a vida de quem trafega em sentido contrário, devido ao ofuscamento que a adaptação provoca.

Efeito do farol de xenônio  | Imagem: MotosBlog

Efeito do farol de xenônio | Imagem: MotosBlog

A Lei é clara

Segundo a legislação: “Ficam proibidas a instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo”. E ainda: “Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 – CONTRAN. ”

Trocando em miúdos: se não for original, não pode!

Resumindo, o que você precisa saber é que, se não for original de fábrica, qualquer alteração na iluminação da sua moto tem que, obrigatoriamente, ser homologada pelo CONTRAN, sem exceção. Até a simples troca da lâmpada halógena por outra também halógena, mais potente, é proibida se não for homologada pelo CONTRAN ou pelos órgãos que o representam. Portanto, se você for pego em uma blitz com xenon instalado fora das normas estabelecidas, será multado e terá sua moto apreendida e recolhida ao pátio do DETRAN, até que a instalação seja revertida à forma original, sem direito a apelação. 🙁

Pense duas vezes

Antes de resolver, por conta própria, alterar as características técnicas da sua moto, vale a pena uma boa avaliação técnica. Só a ausência dos parâmetros anti-ofuscamento já é suficiente para colocar a vida de terceiros em perigo, o que faz com que essa avaliação seja fundamental. Quer correr o risco mesmo assim? Então, informe-se mais sobre esse assunto conferindo aqui as 250 páginas da Resolução 227/07. A gente ilumina sua escolha, mas a decisão é sempre sua.

 

Via Moto Online  

 

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação