GPS: aprenda sobre a tecnologia que pode fazer sua moto te levar cada vez mais longe.

magnetron
magnetron
27 dez 2013

GPS para motos: como escolher, instalar e usar

A sigla GPS significa “Sistema de Posicionamento Global”. Funciona através da localização e do posicionamento de satélites, utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. O sistema é formado por uma rede de 24 satélites chamada NAVSTAR. Eles orbitam ao redor do planeta, emitindo sinais que são reconhecidos por nosso receptor (GPS), fornecendo a posição extremamente precisa, como também a hora, a velocidade e outras informações.

 

FUNCIONAMENTO

Cada um dos 24 satélites processa os dados relativos à posição exata no espaço e no tempo, como também a sua posição em relação aos outros satélites. Estes dados são transmitidos continuamente para os centros de controle. Ao ligar seu GPS, primeiramente ele busca os sinais e localiza os satélites. Calcula as distâncias deles e a sua posição, por triangulação, dando assim a leitura da latitude da longitude em que você se encontra. Com quatro ou mais satélites, o receptor é capaz de calcular a altitude onde nos encontramos, a velocidade de nosso deslocamento, marcar uma rota e saber se desviamos dela, distância do destino, hora do alvorecer e do pôr do sol, entre muitas outras coisas legais.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta comprar qualquer GPS, instalar em seu carro ou motocicleta e sair viajando achando que vai desfrutar ao máximo dele. Muitas providências devem ser tomadas antes de colocá-lo para viajar. Alguns fatores para serem levados em conta quando for adquirir seu GPS:

– Número de canais que o receptor utiliza;

– Mapas disponíveis (cada marca de GPS têm seus próprios mapas);

– Tamanho e luminosidade da tela, pois na moto a visualização é um pouco mais complexa que em um carro;

– Autonomia da bateria;

– Robustez: deverá suportar chuva e solavancos, comuns em viagens de motocicleta;

– Facilidade de operação com a moto em movimento.

 

 

SUGESTÃO

Não compre seu GPS por impulso. Procure as marcas mais conhecidas e que possam receber os mapas gratuitamente. Do contrário, você gastará seu dinheiro em um acessório incompatível com sua necessidade e o seu objetivo.

A internet é um ótimo lugar para você pesquisar sobre GPS. Um site considerado indispensável é o do ‘Projeto Tracksource’:  www.tracksource.org.br.

Nele você encontra tudo que precisa, desde manuais a orientações diversas. E o mais importante: mapas gratuitos, porém só para os GPS da marca Garmin.

 

gps-para-moto

GPS para moto. Foto: Sergio Morchon / Creative Commons.

 

CUIDADO

Um alerta importante aos futuros compradores de um GPS é não criar o hábito de ficar olhando para o aparelho o tempo todo, pois o risco de acidente é muito grande. Antes de sair para viajar, aprenda a operar bem o novo brinquedo. Leia o manual e procure mais informações na internet. O domínio da tecnologia é fundamental para que você consiga aproveitar tudo que ela pode oferecer.

Uma das desvantagens de adquirir um modelo de GPS destinados a automóveis é que ele não dispõe de suporte para motocicleta.

 

 

ALGUNS ENDEREÇOS PARA BAIXAR MAPAS:

•    www.tracksource.org.br (vá em Downloads e baixe os mapas do Brasil e estados do seu interesse)

•    www.proyectomapear.com.ar (aqui você poderá baixar mapa da Argentina, algumas partes do Chile e Uruguai)

•    www.gps.com.ar (Mapa da Argentina)

ATENÇÃO: Sugerimos que baixe os mapas no computador e só transfira para o GPS aqueles que você vai utilizar. A quantidade de mapas no GPS torna o funcionamento mais “pesado”. Uma das soluções, quando for necessário carregar vários mapas, é desabilitar temporariamente no GPS os mapas que você não estiver usando no percurso.

LEMBRE-SE: cada fabricante de GPS tem seus próprios mapas. Os do Garmim, por exemplo, não servem para outras marcas. Portanto, antes de adquirir um GPS procure saber do vendedor sobre a disponibilidade de mapas.

 

Pesquise, encontre o modelo que mais se encaixa com o que você deseja e boas viagens!

 

 

FONTE: Viagem de Moto

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.