Motociclistas terão faixa exclusiva para sair na frente em semáforos de São Paulo

magnetron
magnetron
7 maio 2013

Quem passar pelo viaduto do Chá, na região central de São Paulo, vai se deparar com uma novidade. A partir de agora, existe uma área exclusiva, separada dos carros, para os motociclistas esperarem o semáforo da rua Xavier de Toledo abrir.

A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar as motos à frente dos carros. A medida está em testes pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A novidade também está na Av. Rebouças com a rua Estados Unidos, na zona Oeste da Capital.

Nos próximos dias a CET avaliará a medida e, dependendo do êxito, essa sinalização será levada para outros cruzamentos. Por hora, os carros não serão multados se avançarem para o espaço das motos.

“Na prática, com esse espaço, as motos saem na frente e deixam de circular no corredor entre os carros, principalmente quando os semáforos são sincronizados”, afirma Luiz Artur Cané, presidente do Movimento Brasileiro de Motociclistas. Essa medida deve melhorar a segurança de quem anda de moto, diminuindo o conflito com os automóveis no momento do sinal verde. A sinalização também busca aumentar o respeito das motos em relação à faixa de pedestres.

Esses locais foram escolhidos em razão do alto número de motociclistas. Na Av. Rebouças, por exemplo, o volume chega a 3.700 motos entre as 7h e 10h da manhã.

Embora essa sinalização já esteja em vigor no viaduto do Chá há alguns dias, a ação ainda não foi completamente entendida pelo motoristas e motociclistas – alguns deles evitam usar a espaço e permanecem no corredor entre os carros. Isso é natural, já que essa mudança precisa de um período para que todos se acostumem.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação