Motos com motor flex. Prós e contras que podem influenciar seu desejo de compra. – Parte 2

magnetron
magnetron
31 out 2013

Confira a parte 2 da série sobre motos flex e conheça vantagens e desvantagens de se comprar uma moto com esta tecnologia. Se você não viu a primeira parte, tá fácil: acesse o post Motos com motor flex parte 1 e saiba tudo sobre o assunto.

Motos com motor flex. Prós e contras que podem influenciar seu desejo de compra.

 6 – NA MOTO FLEX, MISTURAR É OBRIGATÓRIO

Nem a Honda nem a Yamaha recomendam utilizar apenas um único combustível no tanque. Pelo fato de não existir um reservatório para o sistema de partida como nos carros, a recomendação nas motos é que, em caso de optar pelo etanol, ele deve ser misturado com uma parcela de gasolina na proporção indicada no Manual do Proprietário. Esta regra deve ser especialmente seguida em regiões de clima mais frio ou no inverno. Se houver apenas etanol no tanque, a partida será mais difícil e o tempo para alcançar a temperatura de exercício ideal do motor, maior.

7 – TODA MOTO FLEX É MAIS MODERNA

Todas as motocicletas biocombustível são dotadas da mais atual injeção eletrônica. Trata-se de um sistema que consegue se adaptar de maneira mais uniforme a diferentes qualidades de combustível. Um carburador funciona muito bem e é fácil e barato em termos de manutenção, mas nunca será capaz de oferecer um funcionamento tão regular quanto o de um motor com os mais modernos sistemas de injeção eletrônica.

8 – RISCO DE GASOLINA ‘BATIZADA’

A gasolina é adulterada pela adição de líquidos que diluam os componentes, aumente a quantidade e gere mais lucro para os revendedores. O “batismo”, no caso do etanol, é mais raro mas existe. É feito com a mais inofensiva água, que causa grandes danos ao motor de uma moto. O motociclista deve sempre abastecer em lugares bandeirados, prezando sempre pelo bom funcionamento do motor.

9 – ETANOL ENFERRUJA O TANQUE?

O etanol é um líquido que ataca o metal agressivamente. Porém a tecnologia utilizada nos motos e carros avançou e hoje não há o que temer. Uma moto flex não sofrerá maior oxidação do tanque ou do escapamento, e nem terá dutos do sistema de alimentação prejudicados pelo uso do combustível.

10 – GASOLINA É VILÃ PARA O MEIO AMBIENTE?

A natureza agradece quando motores a combustão interna queimam etanol ao invés de gasolina. No entanto, motores bem regulados, usando gasolina, podem ser menos nocivos ao meio ambiente do que um motor mal ajustado abastecido com álcool.

A maior vantagem de se ter uma moto flex é a possibilidade de escolher o combustível. O importante é saber escolher quando um ou outro será mais vantajoso. O motociclista deve utilizar os tópicos acima e tomar as decisões certas para fazer a moto durar mais e ele gastar menos.

Curtiu as dicas? Recomende essa página aos amigos, clicando no “Recomendar” acima!

Tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

FONTE: G1 Motos

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação