Para que serve o filtro de ar?

magnetron
magnetron
15 jul 2016

O filtro de ar da motocicleta serve para capturar as impurezas aspiradas para dentro do motor. Até aí você provavelmente já sabia. O grande problema é que, por consequência dessa função, o filtro acaba se tornando sujo e vai perdendo sua capacidade de filtrar o ar adequadamente. E é aí que a dor de cabeça começa: sua moto fica sujeita às trincas internas, calço hidráulico e até solidificação de material da cabeça dos pistões e válvulas. Por isso é tão importante aprender a fazer a manutenção do filtro corretamente!

Com o constante avanço da tecnologia, alguns tipos de filtros foram sendo deixados para trás e dando espaço a modelos mais modernos. Os banhados a óleo, por exemplo, já não são mais tão utilizados. A tendência agora são os modelos descartáveis de papel, que são muito práticos na hora da manutenção. Se sua motocicleta possui filtros descartáveis, a única opção é trocá-los quando houver necessidade, já que qualquer tentativa de limpeza acabará trazendo mais danos do que benefícios.

As motos de baixa cilindrada, entretanto, podem vir com apenas um elemento de espuma dentro da caixa-de-ar que está conectada ao carburador ou corpo de injeção. Para os elementos de espuma das motos populares, a recomendação é completamente oposta ao modelo de papel: a limpeza deve ser feita com determinada frequência e a substituição só se faz necessária quando a sujeira é grossa e resistente à água e sabão.

Existe também uma dica importante para os filtros laváveis: eles nunca devem ser instalados molhados.

E se o filtro da sua motocicleta não é nenhum dos listados acima, talvez você use um esportivo. Nesse caso, o prometido aumento de potência só acontece quando o filtro for instalado longe do calor, já que sua função é justamente a de induzir ar frio para o resfriamento dentro do cilindro.

Por isso não esqueça: o filtro de ar tem função importantíssima dentro da sua motocicleta, e sua ausência pode diminuir a vida útil do motor! Cuide bem da manutenção e procure sempre por peças de qualidade!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação