Pilotagem: dicas valiosas para você não perder o controle em baixa velocidade.

magnetron
magnetron
24 jan 2014

Em um post anterior, falamos sobre a importância do olhar. Essa é, sem dúvida, a dica mais importante de todas. Agora, vamos partir para a segunda dica: como controlar a moto em baixa velocidade.

como-andar-de-moto-em-baixa-velocidade

Por acaso você já se pegou bambaleando entre os carros em baixa velocidade? Ou andando alternando os pés no chão, como se fosse uma criança empurrando uma motoca? Geralmente esses são sintomas de falta de domínio da sua moto em baixa velocidade, e isso atinge mesmo alguns pilotos já experientes, especialmente os de motos grandes.

E porque isso não é bom? Se os seus pés estão no chão, você será obrigado a frear usando apenas o dianteiro, e isso desestabiliza a moto em baixa velocidade. (Temos uma matéria sobre o uso correto dos freios, leia aqui.) Faça essa experiência: use apenas o freio traseiro em baixa velocidade, e veja como é mais fácil manter a trajetória. Depois, refaça o mesmo percurso usando apenas o dianteiro.

Mas o truque que vai fazer sua pilotagem melhorar em baixa velocidade é pressionar levemente o freio traseiro e continuar acelerando. Basta manter a sua embreagem naquela zona que fica pouco antes dela estar completamente acoplada, enquanto você acelera e pressiona levemente o freio traseiro. Assim a moto vai ficar ereta, e você terá mais controle da velocidade usando a embreagem. Afinal, só com o acelerador você não consegue fazer as correções de velocidade para manter a moto andando em velocidades tão baixas.

como-andar-no-corredor-de-moto

Imagem: divulgação

Essa técnica é particularmente útil na hora de andar entre o corredor, especialmente quando você é obrigado a contornar um carro ou obstáculo (situação onde muitos colocariam instintivamente o pé no chão) e também na hora de fazer um retorno em U apertado.

Aproveite para dar uma olhada no vídeo abaixo. Essa demonstração foi feita pelo pessoal do Ride Like a Pro. Confira:

 

Via Old Dog Cycles

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.