Como se prevenir contra roubo de moto?

magnetron
magnetron
24 jan 2020

Quem gosta de andar sobre duas rodas sabe que sair de casa é sempre uma aventura, mas o risco de roubo de moto é um grande pesadelo. Para que isso não se torne uma realidade, você pode utilizar alguns equipamentos para proteger e garantir a segurança da sua moto. Nesse post, vamos mostrar dicas para você se prevenir. Siga a leitura!

Como evitar roubo de moto

Se você é proprietário de moto ou de qualquer outro veículo no Brasil, não tem outra saída contra os índices de criminalidade: precisa adotar medidas de prevenção. Nos primeiros quatro meses de 2019, segundo o Mapa da Criminalidade, foram registradas 137.135 mil ocorrências de furto e roubo de veículos no país.

Correntes e travas

Uma das formas mais tradicionais de se proteger contra o roubo de moto é usar correntes e travas. As correntes têm grande resistência e você pode encontrar modelos de alta qualidade no mercado automotivo. Outra opção de segurança são as travas metálicas, que podem ser encaixadas no disco de freio ou na coroa do veículo.

Alarmes

Presente nas casas, carros e lojas, o alarme é um dos dispositivos mais comuns de proteção contra roubos e também pode ser instalado na moto. Hoje em dia, o mecanismo não só emite um sinal sonoro alto, existem modelos que enviam um sinal para o celular do dono, tentando evitar o furto. 

Algumas motos já vêm com alarme de fábrica. Se este não é o seu caso, procure um local especializado para instalar o dispositivo, com conhecimento técnico, para não prejudicar o sistema elétrico e eletrônico da moto.

Use rastreadores 

A tecnologia é uma das maiores aliadas para evitar o roubo de moto. Atualmente, o mercado também oferece a rastreadores capazes de mostrar a localização exata dela. Esse sistema permite que a polícia entre em ação com as coordenadas do local onde o ladrão da moto está, ou onde foi abandonada.

Atenção ao retrovisor

O espelho retrovisor tem uma função muito útil: ajudar o motorista a enxergar áreas para trás e para os lados do veículo. Mas você já parou para pensar que o retrovisor pode ser usado como alerta contra roubo? 

Uma das situações mais comuns de roubo de moto é quando outra moto se aproxima em uma abordagem, geralmente a mão armada, e o garupa manda a vítima parar e assume a direção. Nessa situação, se a moto não tem alarme para ser bloqueada, o roubo acaba se concretizando. 

Você pode minimizar os riscos usando o retrovisor e ficando sempre atento a movimentos suspeitos.

Evite ruas desertas 

Ir para o trabalho, passear, viajar, ou por hobby, a moto é um dos veículos mais utilizados no Brasil. Não importa a forma como você usa, o risco de ser roubado, à noite, aumenta porque nesse horário tem menos movimento. Por isso, evite dirigir em lugares isolados muito tarde.

Onde estacionar

Se você anda de moto para se locomover até o trabalho ou passear, inevitavelmente, terá que estacionar na rua. Esse é o momento para cuidar do seu veículo e escolher um local seguro, evitando ruas desertas, mesmo que isso faça você caminhar um pouco mais até seu destino.

A dica é estacionar, de preferência, perto de prédios comerciais com câmeras de segurança ou em lugares cobertos, como estacionamentos pagos.

A contratação de um seguro é uma das melhores formas de proteger seu veículo e evitar preocupação com roubo de moto. Gostou da leitura? Confira também nossas dicas de como cuidar da sua moto em nosso blog.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação