Você conhece o primeiro Museu Duas Rodas do Brasil?

magnetron
magnetron
22 mar 2013

Visitar o Museu Duas Rodas deve estar no itinerário de qualquer amante de motocicletas. Ele fica na região de Visconde de Mauá do lado de Minas Gerais a quatro quilômetros da fronteira com Rio de Janeiro, um local tranquilo e agradável, com alguns atrativos naturais, como as cachoeiras do Alcantilado.

Logo na entrada do museu você é recebido por duas bicicletas antigas motorizadas que delimitam a área de exposição. No interior do galpão, você percebe que todas as relíquias estão posicionadas ao chão ou penduradas nas pardes para que todo o espaço seja bem aproveitado.

Além das relíquias de duas rodas, você encontra algumas ferramentas e peças antigas, que contam a história de como tudo começou aqui no Brasil. Algumas propagandas e cartazes da época ajudam você a entrar no clima histórico. Cada peça tem sua placa identificando ano, modelo e história da marca.

Uma das atrações mais visitadas do museu é a motocicleta mais antiga do Brasil, uma Wanderer 1902, bicilíndrica 4T de 408 cm3, perfeitamente conservada, e a primeira versão industrializada de uma moto, uma Four-Clymder de 1913, fabricada na Bélgica pela Fábrica Nacional de Armas de Guerra (FN).

O acervo é bem variado, contando com motos fabricadas em vários países e que com certeza você irá se familiarizar. Além das motos e bicicletas de uso normal, alguns veículos curiosos fazem parte do acervo, como a norte-americana Rokon Ranger 1976. Com pneus largos como os de um trator e tração nas duas rodas, era usada principalmente em serviços agrícolas.

O museu também conta com alguns modelos de corrida, que contam a história das competições no Brasil e no mundo.

Outras peças do museu merecem destaque, como as belas motos Harley-Davidson (há dois modelos em exposição), Jawa, BSA, Zundapp e Norton, impecáveis bicicletas (a maioria delas de origem européia), além de triciclos e outros brinquedos.

O museu funciona todos os dias das 9h às 17h. A entrada custa R$ 15. Para mais informações, ligue para (024) 9268-0979.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação