Como viajar em comboio (em grupos) de motociclistas

magnetron
magnetron
14 mar 2016

Como viajar em comboio (em grupos) de motociclistas

Uma das maiores vantagens de possuir motocicleta é poder viajar em comboio com seus amigos, irmãos ou parceiros. Parece bem simples (e é), porém alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes ou preocupações desnecessárias durante a viagem.

  • Se você é novo, procure um grupo de confiança.

Viajar em comboio é ótimo por vários motivos, mas um deles é a segurança. Um grupo de confiança deve cuidar um do outro, sem deixar ninguém para trás. Caso seja sua primeira vez em um comboio, o mais correto é ficar para o final da formação, perto de pilotos experientes e que possam te auxiliar na viagem e ensinar os códigos do grupo.

  • Guia

O guia é o piloto que lidera o comboio, é muito importante que essa pessoa seja experiente e já tenha viajado dessa forma antes. É ele quem guiará todo o grupo, assim como deverá sinalizar paradas e perigos na pista, como buracos, acidentes, animais, óleo no chão, chuva etc.; além, é claro, de manter um ritmo que todos acompanhem sem riscos para o comboio ou para o trânsito em geral.

  • Ferrolho

O Ferrolho é um motociclista de extrema importância no grupo, é o último da formação e sua maior preocupação é manter o ritmo do grupo uniforme e também prezar pela segurança de seus parceiros. O mais indicado é que o Ferrolho possua uma das motocicletas mais potentes do grupo, assim poderá aumentar o ritmo do comboio ou reduzir a velocidade para ajudar alguém e, depois, voltar para a formação.

  • Formação

Pode-se dizer que a formação é a parte mais importante do comboio, já que, sem ela, seria apenas mais um motociclista na estrada. A forma ideal e mais comum de comboios são duas fileiras de paralelas com os pilotos intercalados, de forma que seja possível um piloto desviar para o lado sem prejudicar um colega. Caso não seja possível fazer duas fileiras, siga em uma única fila com distância suficiente para frenagens ou reduções de velocidade.

  • Sinais

Os principais sinais utilizados em comboios são bastante intuitivos, mas existem grupos com sinais próprios e você deve aprendê-los o mais rápido possível. Também é muito importante que você sempre preste atenção no piloto atrás de você: caso ele reduza a velocidade, você deve reduzir e o piloto a sua frente fará o mesmo e assim sucessivamente, mantendo o ritmo e ordem no comboio.

Animou?! Junte sua galera e partam juntos em uma viagem, se rolarem fotografias, manda pra gente!

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação

ATENÇÃO! Cuidado com o golpe do boleto bancário falso.