Conheça o modo correto de pilotar sua moto

magnetron
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17 fev 2016

Muita gente acha que a única graça de pilotar uma motocicleta é atingir grandes velocidades e fazer muito barulho. Olha, não dá pra negar que a sensação é muito boa e o som da moto é como música, porém sempre é necessário respeitar as leis de trânsito e, acima de tudo, prezar pela vida.

Pensando assim, a melhor forma de pilotar uma motocicleta (principalmente em vias urbanas) é com suavidade. Assim, você não se arrisca, gasta menos combustível e todas as suas peças duram bem mais. Sabemos que, no começo, é normal cometer alguns erros, mas com o tempo a habilidade e o controle sobre a motocicleta aumentam, ficando cada vez mais natural pilotar de modo correto.

Veja como usar as principais parte da motocicleta:

De forma geral, seja suave com sua motocicleta! Apenas freie bruscamente em situações de risco ou para evitar acidentes mas, mesmo assim, há maneira correta de frear sem que você derrape ou capote.

Acelerador

A aceleração deve ser feita de forma continua e leve. Não dê picos de aceleração e prefira sempre subir a aceleração no ritmo de sua motocicleta. Na prática, para motos urbanas, acelerar rápido não irá fazer tanta diferença no tempo que você levará para chegar ao seu destino, porém suas peças sofrerão um desgaste muito maior.

Câmbio

Seja gentil com o câmbio. Esse mecanismo requer um pouco mais de prática para você não forçar as engrenagens, busque entender as rotações de seu motor: a rotação não deve ficar extremamente alta (para não exigir de outras partes da máquina) e não deve ser baixa ao ponto de existir solavancos. A dica é, preste atenção nas trocas de marchas para encaixar corretamente cada passagem, com a experiência isso vai se tornar natural e você nem perceberá que está pensando para acertar o tempo da marcha.

Embreagem

Novamente, a prática levará à perfeição. Idealmente, o melhor é acionar a embreagem o mínimo possível (ela só deve ser usada para troca de marchas e nunca deve ser acionada parcialmente). Lembre-se que a embreagem sofre muitos desgastes naturalmente e, boas práticas, aumentam a vida útil das peças envolvidas. Não esqueça, suavidade na passagem de marchas!

Freio

Frear bruscamente só é permitido em situações de risco. Fora isso, evite desgastar demais seu freio traseiro, já que essa ação continua faz o pneu ficar “quadrado” e também afeta outras partes mecânicas da motocicleta. Uma prática fundamental é a de fazer a frenagem progressiva e suave, além de evitar ao máximo freada bruscas desnecessárias.

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