Conheça sua moto: fusível

magnetron
magnetron
2 mar 2016

Os fusíveis estão presentes em praticamente todos os tipos de sistemas elétricos. Essa pequena “peça” tem a importante função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas que possam causar danos. Nesses casos, o condutor interno se rompe impedindo a passagem da sobrecarga elétrica.

Cada fusível é dimensionado de acordo com a corrente elétrica que é utilizada no circuito e pode ser identificado pela numeração e, dependendo do tipo do fusível, pela cor.

Seguem abaixo os tipos mais utilizados na área automotiva:

         

MOTOCICLETA:

No sistema elétrico das motos o fusível também está presente, em motocicletas simples Ex.: com sistema de partida a “pedal” (kick starter) o fusível fica na Fiação, em motocicletas com partida elétrica, geralmente o fusível fica no Relé de partida e, em motocicletas mais “sofisticadas” Ex.: com sistemas de freios ABS, controle de estabilidade, entre outros… aí neste caso, como nos carros, tem uma caixa de fusíveis, onde cada fusível servirá para proteger um sistema elétrico.

DICA TÉCNICA:

Vale lembrar que, sempre que um fusível se rompe, não basta efetuar a simples substituição do mesmo ou colocar um que resista a uma corrente elétrica maior. É importante que seja realizada uma análise completa no sistema elétrico, visando identificar o que levou ao rompimento do fusível.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação