Corrente da moto: como limpar/lubrificar?

magnetron
magnetron
22 jan 2020

Se você gosta de pilotar moto, sabe como é importante manter seu veículo em bom estado. Uma das manutenções que devem ser feitas com frequência é a limpeza e lubrificação da corrente da moto. Neste post, vamos mostrar alguns cuidados para você garantir o funcionamento da peça. Boa leitura!

Porque fazer a manutenção da corrente da moto?

Para começar, é importante entender a função da corrente da moto. Ela liga a coroa e o pinhão, componentes da transmissão, que têm como objetivo transferir e gerenciar potência e torque para a roda de trás. Esses movimentos acabam originando um atrito entre as peças, fazendo que precisem de limpeza e lubrificação constante.

Se você quer manter a plenitude física da corrente, o óleo lubrificante é o produto que reduz o atrito entre os metais em movimento. O produto evita que sujeiras fiquem presas no interior da moto, principalmente em partes como o câmbio e a peças da relação.

Os cuidados de limpeza e lubrificação na corrente da moto devem ser feitos também para evitar danos e o desgaste prematuro da corrente.

Quando fazer manutenção da corrente?

Sem a devida manutenção, uma corrente danificada pode prejudicar outros componentes da moto. Isso pode acabar pesando no seu bolso.

Se você quer ser um motociclista cuidadoso, recomendamos que limpe e lubrifique a corrente da moto em espaços de 400 a 500 quilômetros. Não esqueça de verificar a periodicidade no manual da moto, pois esses intervalos mudam de acordo com o modelo.

Leia também: Você sabia que a sua moto sofre com o calor

Como limpar a corrente da moto?

A limpeza é o primeiro passo para manter a vida saudável da corrente da moto. Para isso, você vai precisar de alguns cuidados, caso contrário, pode acabar causando problemas.

Na maioria dos casos, os motociclistas optam por produtos mais fortes e capazes de soltar a sujeira ou a graxa antiga da corrente, como o querosene. Cuidado! Esse tipo de produto é muito agressivo e pode levar a corrosão da peça.

O ideal é utilizar um desengraxante próprio para correntes. Em seguida, use uma escova para remover a sujeira e os resíduos antigos dos elos da corrente.

Após esse procedimento, passe mais uma vez um pouco de desengraxante e finalize a limpeza da corrente com um pano limpo, removendo totalmente a sujeira e o produto.

Como lubrificar a corrente?

Nesse tópico, vamos ajudar quem busca saber como lubrificar a corrente da moto.  A maneira mais simples e segura para isso é levar a motocicleta até a oficina de sua confiança para realizar o serviço. Se prefere colocar a mão na massa, é possível e até bem rápido, mas faça tudo certinho.

Antes de aplicar o lubrificante, você deve primeiro remover todo o óleo e sujeira que estiver na corrente. Em seguida, aplique o produto lubrificante indicado no manual do usuário em toda a corrente. É importante lembrar que não deve utilizar um óleo diferente do mostrado no manual, pois isso pode danificar a corrente.

Gostou da leitura e está precisando fazer a manutenção na corrente da moto? Agora você sabe como limpar e lubrificar, mas não deixe de utilizar produtos de qualidade para garantir e prolongar a funcionalidade das peças.

Nação 2 Rodas
E-mail
Nome Completo
Data de Nascimento
Telefone
Seu Estado
Sua Cidade
Empresa
Ocupação